Vida Urbana

Vencedoras do ‘PB dos Seus Olhos’ são definidas

Ao todo, foram 2.900 inscritos, que apresentaram trabalhos com o tema ‘Cenários Urbanos’.




Foi anunciado ontem os vencedores da sexta edição do concurso ‘Paraíba dos Seus Olhos’, promovido pela Rede Paraíba de Comunicação. A lista com os 21 vencedores foi divulgado durante o JPB 2ª Edição. Ao todo, foram 2.900 inscritos, que apresentaram trabalhos com o tema ‘Cenários Urbanos’. O público pôde optar pelas já conhecidas categorias Amador e Profissional, além da novidade deste ano, a Portátil, reservada para imagens feitas com telefones celulares.

As fotos foram avaliadas no último dia 22 por um júri composto por profissionais das áreas de fotografia e comunicação do Estado. Na ocasião, os jurados escolheram as dez melhores fotos enquadradas em Amador, outras dez da categoria Profissional e mais dez da Portátil. Estas últimas ainda foram submetidas a uma votação popular, realizada no site do concurso de 23 a 29 de novembro e que elegeu a preferida do público para ser premiada. A grande vencedora foi a foto “Lagoa de Paó”, de José Aílton Camilo. Cácio Murilo, fotógrafo profissional e um dos jurados, diz ter se impressionado com os trabalhos da categoria Portátil. “O que surpreende é o olhar do fotógrafo. Como as fotos foram feitas com aparelhos celulares, os recursos técnicos são escassos, e é aí que se sobressai a sensibilidade de quem está fotografando, que consegue retratar o inusitado, aquilo que a maioria das pessoas não vê”, ressaltou.

Na categoria Profissional, o primeiro colocado foi Mano de Carvalho, com “A Bicicleta”. Em seguida, vieram Luiz Alberto G. de O. Filho, com “Arco”, e Saulo Dal Bó, com “Ferro de Engomar”.

Quanto à categoria Amador, o primeiro lugar ficou com José Aurélio P. do Carmo, com o trabalho “Que Delícia”. O segundo colocado foi a imagem “Circo de Bairro”, de Allan Fernando D. de Sena; e o terceiro foi “Companheiros de Praça”, de Herbert de A. Dias.

O publicitário Allysson Teotônio, da agência Faz Comunicação e um dos avaliadores desta edição, destacou a qualidade dos trabalhos amadores. “Constatamos um nível muito bom nas três categorias, mas o que mais me surpreendeu foi a Amador.

Acredito que a originalidade foi o grande diferencial. Analisamos também a composição, luz, conteúdo, entre outros critérios, mas a originalidade das fotos me chamou atenção”, disse Allysson.

Bertrand Lira, professor de fotografia, também elogiou os candidatos da categoria Amador. “Acredito que os amadores não têm medo de ousar. Eles têm mais liberdade para experimentar e isso resultou em fotos surpreendentes”, comentou.

Todos os vencedores receberão certificados e prêmios em dinheiro na próxima segunda-feira, em solenidade a ser realizada no hall do CinEspaço, no Mag Shopping. Além disso, a organização do concurso exibirá os 21 trabalhos em uma exposição no mesmo local, a partir do dia 6, com entrada franca.

As fotos ficarão expostas até o dia 11 de dezembro.
 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.