Vida Urbana

Veja o que abre e o que fecha nesta sexta, feriado do Dia do Trabalhador

O JORNAL DA PARAÍBA listou as principais mudanças que ocorrem nas cidades de João Pessoa e Campina Grande




Foto: Walter Paparazzo

Mesmo com o isolamento social, causado pela pandemia de Covid-19, alguns serviços considerados essenciais mantiveram seu funcionamento em horários comuns e reduzidos para atender a demanda da população. Nesta sexta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalhador, o funcionamento de alguns vai ser alterado. O JORNAL DA PARAÍBA listou as principais mudanças que ocorrerão nas cidades de João Pessoa e Campina Grande.

 

Em João Pessoa

 

Repartições públicas 

Os serviços do Governo da Paraíba e a Prefeitura Municipal de João Pessoa não funcionam nesta texta-feira (1º), já que o Dia do Trabalhador é feriado nacional. Nos demais dias o serviço funciona de maneira remota, por conta da pandemia de Covid-19.

Justiça

No Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) as atividades funcionam em regime de plantão, com escala de desembargadores, magistrados e unidades judiciárias disponíveis no site do órgão. Já o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) irá funcionar de maneira remota, por estar na fase final de fechamento do cadastro eleitoral. O feriado será transferido para o dia 8 de maio.

Saúde 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), as quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) localizadas nos bairro de Manaíra, Bancários, Valentina Figueiredo e Cruz das Armas, além do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Torre, funcionam normalmente durante o feriado. O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma), o Hospital Municipal do Valentina, o Instituto Cândida Vargas também seguem funcionando, e o Hospital Santa Isabel vai atender por meio de regulação.

Além destes, o Pronto Atendimento em Saúde Mental, que funciona do Ortotrauma, e os Centros de Atenção Psicossocial, também seguem abertos para atender os pacientes que já utilizam o serviço nos leitos de assistência em 24h.

Bancos

As agências bancárias de todo o Brasil não devem funcionar neste dia 1º, conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Carnês com vencimento marcado para esta sexta-feira (1°) poderão ser pagos no próximo dia útil, ou seja, na segunda-feira (4).

Transporte público

O funcionamento das viagens de trem será suspenso nesta sexta-feira (1°) na Grande João Pessoa. A circulação de ônibus permanece sem funcionar, em conformidade com o decreto municipal que estabelece restrições à circulação de pessoas por conta da pandemia de Covid-19.

Shoppings e comércio 

Estabelecimentos comerciais permanecem fechados em cumprimento ao decreto do Governo da Paraíba, que objetiva evitar aglomeração de pessoas para combater a pandemia do novo coronavírus. Já os serviços essenciais, como farmácias e supermercados, poderão abrir durante o feriado. O Mag Shopping irá manter apenas os estabelecimentos essenciais abertos, das 9h às 18h, enquanto o Shopping Tambiá permanecerá fechado, abrindo apenas para serviços essenciais no sábado, em horário reduzido. Os demais shoppings não informaram sobre o funcionamento.

 

Em Campina Grande

 

Shoppings e comércio 

As lojas do comércio da Campina Grande permanecem fechadas até o dia 3 de maio, em conformidade com os decretos Estadual e Municipal que estabelecem medidas restritivas de quarentena para os estabelecimento, os proibindo de funcionar por conta da pandemia de Covid-19 . Apenas serviços considerados essenciais, como farmácias e pronta entrega de comida, funcionam normalmente.

Os shoppings e galerias de lojas também permanecem fechados neste feriado. No entanto, os supermercados, lotéricas e farmácias instalados nestes locais vão funcionar em horário reduzido. No Partage Shopping, maior da cidade, os principais supermercados e farmácias funcionam das 9h às 20h, enquanto a lotérica funciona das 10h às 18h.

Transporte público 

Conforme informações da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande, a circulação de ônibus coletivos na cidade será suspensa neste feriado do Trabalhador. A frota de ônibus, que está funcionando com apenas 30% de sua capacidade total por conta da pandemia, retorna à circulação no sábado (2), e paralisa novamente no domingo (3). Na segunda-feira (4) a frota é restabelecida à circulação normalmente.

Repartições públicas 

O expediente na Prefeitura Municipal de Campina Grande também será suspenso, por se tratar de um feriado nacional.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.