Vida Urbana

Várias cidades da PB homenageiam Nossa Senhora Aparecida

Cerimônias acontecem em João Pessoa, Lucena e Campina Grande.



Leonardo Silva
Leonardo Silva
Em João Pessoa haverá procissão em Valentina, em Campina Grande haverá uma carreata.

O dia de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil, será comemorado nesta quarta-feira (12). Em João Pessoa, Campina Grande e Lucena haverá uma programação especial.

Em João Pessoa, no bairro do Valentina, a programação em honra da santa será na Igreja Nossa Senhora de Aparecida. Em Lucena, no litoral norte, acontece a 27º Romaria da Guia, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus Menino. E em Campina Grande, a catedral vai festejar com o Jubileu Mariano Diocesano.
 
João Pessoa
 
Durante a quarta-feira (12), pela manhã e tarde algumas paróquias se dedicam à Nossa Senhora de Aparecida. No bairro do Valentina, a programação começa às 6h30, na igreja Nossa Senhora de Aparecida, com o Ofício da Imaculada, um momento de oração. Às 7h, acontece uma missa solene, celebrada pelo padre Luiz Portela, convidado do estado do Maranhão. Às 9h o momento é de festa para as crianças.
 
A procissão solene de Nossa Senhora de Aparecida começa às 16h30 e percorre as ruas do Valentina. Às 18h acontece a santa missa, celebrada pelo administrador apostólico Dom Genival. Em seguida, tem a parte festiva, às 21h.
 
A paróquia Nossa Senhora de Aparecida está com uma das imagens peregrinas de Nossa Senhora de Aparecida, que a arquidiocese recebeu no início do ano. A imagem fica no Valentina até o final da missa e em seguida será entregue em outros locais.
 
Lucena realiza a tradicional Romaria da Guia
 
 
Em Lucena, no Litoral Norte, a Arquidiocese da Paraíba informou que o evento principal desta quarta-feira (12) não será uma homenagem a Nossa Senhora de Aparecida, mas sim à Nossa Senhora da Guia
 
Em 2016 completa-se 27 anos que acontece a romaria em Lucena. A programação começa às 3h30, no dia 12 de outubro, na igreja de Lucena, onde acontece uma alvorada festiva, para receber os caminhantes. Às 4h tem início a caminhada do Centro de Lucena até o Santuário da Guia, que fica na Zona Rural de Lucena. A caminhada deve durar três horas e meia, quando acontece a subida ao Santuário com a presença de Dom Genival, celebrando uma missa campal após a romaria, às 8h.
 
Campina Grande
 
 
Após visitar 22 paroquias, tendo percorrido o Brejo, Curimataú, Cariri e Sertão da Paraíba a imagem peregrina de Aparecida chega à catedral de Campina Grande, dando início as festividades de Nossa Senhora de Aparecida na cidade.
 
A imagem está em Campina Grande desde o dia 30 de setembro, quando foi recebida pela Paróquia de Nossa Senhora do Rosário. No dia 6 de outubro ela foi acolhida na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. A programação acontece até o dia de 12 de outubro.
 
Na quarta-feira (12), a programação começa às 8h com a chamada Manhã Mariana e às 12h vai haver a consagração a Nossa Senhora de Aparecida. Às 15h tem a recitação do terço, seguida na celebração eucarística, presidida por Dom Frei Manoel Delson. A carreata será após a santa missa, por volta das 17h30, para levar a imagem peregrina à Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Palmeira.
 
Os eventos fazem parte da programação do Ano da Misericórdia e da preparação para as comemorações dos 300 anos do surgimento da imagem de Aparecida no Rio Paraíba do Sul, que acontecem em outubro de 2017 no Santuário Nacional, em São Paulo.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.