Vida Urbana

'Vamos tornar a UFCG ainda mais protagonista e inovadora', diz Vicemário Simões, candidato a reitor

JORNAL DA PARAÍBA encerra série de entrevistas com candidatos à reitoria da instituição.




Foto: Divulgação

Atual reitor da Universidade Federal de Campina Grande, Vicemário Simões tenta reeleição ao cargo nas eleições deste ano. Por ordem alfabética, o JORNAL DA PARAÍBA ouviu o professor, que é candidato à reitoria da UFCG pela ‘Chapa 3 – UFCG que Avança’, junto com o atual vice e candidato à vice-reitoria, Camilo Allyson Simões de Farias.

Vicemário Simões é bacharel e licenciado em Engenharia Química, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), mestre e doutor em em Engenharia Química pela UFPB e UFSCar. Na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), ele já ocupou os cargos de pró-reitor de Ensino, entre os anos de 2005 e 2013, vice-reitor, secretário de Planejamento e Orçamento, entre 2013 e 2017, e desde fevereiro de 2017 é reitor da instituição.

Segundo Vicemário, seu nome foi colocado novamente à disposição após a equipe de administração superior, por meio dos pró-reitores, e 9 das 11 diretorias de centro da UFCG manifestarem apoio a um possível novo mandato.

“Nos solicitaram apresentar à comunidade universitária um plano que representa os segmentos dos estudantes, professores e técnicos. Nossa proposta está coerente com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para os próximos cinco anos. Por tudo que construímos, pela experiência já comprovada e administração exitosa é que estamos propondo nossa candidatura.”, explicou.

Se reeleito, Vicemário pretende trabalhar em prol de ações destinadas ao ensino, em todos os seus níveis, da educação infantil à pós-graduação. Ele também pretende investir ainda mais em assistência estudantil, com ações destinadas

“Priorizaremos ações destinadas ao ensino, fortalecendo os programas acadêmicos já existentes, atuando em prol da pesquisa, graduação e pós-graduação, e dos estudantes inseridos em projetos de pesquisa e inovação. Também vamos priorizar a internacionalização pela parceria com instituições de outros países, visando o intercâmbio estudantil e de servidores.”, explicou.

O atual reitor também promete aumentar a dinâmica processual, visando a celeridade de processos e segurança de dados, bem como aprimorar a gestão de pessoas, para qualificar e capacitar os profissionais da UFCG.

“Também vamos investir em interação com a sociedade, por meio da extensão e do diálogo permanente, implementando políticas de acesso e pela defesa da permanência dos estudantes. Por fim, pretendemos aprimorar a gestão estratégica, com programas que evidenciem a UFCG e que a tornem ainda mais protagonista e inovadora.”, concluiu.

Sob supervisão de Jhonathan Oliveira*


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.