Vida Urbana

Vacinação de idosos segue com esquema domiciliar e drive trhu em João Pessoa

Serviço é retomado nesta segunda-feira (6), na capital.




Foto: divulgação/Secom-JP

Depois de vacinar aproximadamente 90% do público-alvo, a Prefeitura de João Pessoa retoma, nesta segunda-feira (06), a campanha de imunização contra a influenza para idosos. Nesta etapa, será priorizado o atendimento às pessoas acamadas e domiciliadas acima de 60 anos. Para os demais idosos e profissionais de saúde, serão mantidos os três pontos de atendimento por ‘Drive Thru’, no Parque da Bica e nos Shoppings Manaíra e Mangabeira.

A vacinação domiciliar será feita por equipes do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e das Unidades de Saúde da Família (USFs). A meta é vacinar mais de 5 mil idosos acamados e domiciliados que estão cadastrados na atenção básica da rede municipal de saúde. Já foram imunizadas 1.412 pessoas nesta condição, junto com moradores de abrigos de longa permanência.

Nesta fase de imunização, trabalhadores da saúde e pessoas acima de 60 anos serão atendidos nos pontos de drive thru (8h às 12h e das 13h às 16h). Não será montada a estrutura nos ginásios escolares. Os trabalhadores de saúde também podem se vacinar no Centro Municipal de Imunização (antigo Lactário da Torre).

“Em poucos dias, João Pessoa bateu recorde de vacinação. Como quase 90% do público prioritário já foi atendido, vamos seguir com o atendimento pontual para quem ainda não se imunizou e priorizar aqueles pacientes que precisam receber a vacina em casa”, explicou Fernando Virgolino, chefe de imunização da Secretaria Municipal de Saúde. Ele acrescentou também que nestas segunda e terça-feira, a SMS conclui a vacinação de trabalhadores da rede hospitalar, o que inclui hospitais, UPAs e Samu.

 

Drive Thru

 

O atendimento é feito dentro do veículo, reduzindo o contato entre as pessoas e a disseminação do novo coronavírus. Serão atendidos idosos e trabalhadores da saúde, estes últimos precisam comprovar o vínculo através do contracheque, declaração do local de trabalho ou registro do conselho profissional. Agentes de mobilidade fazem a organização do fluxo de veículos e os profissionais de saúde, devidamente equipados com insumos de proteção, fazem a imunização.

 

Vacina em casa

 

Os idosos acamados serão imunizados em sua residência, mediante agendamento prévio de seus familiares em cada Unidade de Saúde da Família de referência. Uma força-tarefa será montada para atender a todas as pessoas nesta condição. O agendamento também pode ser realizado pelo telefone 3214-7149.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.