Vida Urbana

Vacinação contra a influenza é liberada para toda população de João Pessoa a partir desta segunda

Medida foi tomada pela Secretaria da Saúde após capital atingir a meta de vacinação.




Foto: Dayse Euzébio/Secom-JP

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa liberou a aplicação da vacina contra a gripe para a população em geral a partir desta segunda-feira (13). Na capital, a meta de 90% da campanha de imunização foi atingida e já foram aplicadas 234,9 mil doses da vacina, o que representa 95,5% da população (246 mil) do público-alvo.

De acordo com o chefe da Seção de Imunização da SMS, Fernando Virgolino, a campanha de vacinação deste ano bateu recordes no município, o que possibilitou a ampliação para todos os públicos. “Como alcançamos a meta, neste momento podemos liberar as doses da vacina para a população em geral. Inclusive, as pessoas que compõem os grupos prioritários ainda podem ser imunizadas”, destacou.

Para tomar a vacina, a população pode se dirigir, de segunda a sexta-feira, às unidades de saúde da família (USF), das 7h às 11h e das 12h às 16h; policlínicas municipais, das 7h às 17h; ou Centro Municipal de Imunização (CMI), das 8h às 16h.

A vacina contra a influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são parecidos. Além disso, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

 

Campanha

 

Durante todas as fases da campanha, que aconteceu no período de 23 de março até 30 de junho, foram articuladas estratégias para levar a vacina até a população de forma segura, evitando aglomeração de pessoas e prevenindo a disseminação do coronavírus. Foi disponibilizada a vacina nos ginásios das escolas municipais, três pontos de ‘drive-thru’, um ponto de vacinação exclusivo para caminhoneiros, imunização dos profissionais de saúde em seus locais de trabalho, vacinação em casa para pessoas com dificuldades de locomoção e ponto de imunização exclusivo para pessoas com deficiência.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.