Vida Urbana

UFPB vai disponibilizar ônibus circular para comunidade universitária no retorno às aulas

Micro-ônibus tem capacidade para 30 passageiros sentados.




Foto: Angélica Gouveia/UFPB

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) deve disponibilizar um ônibus circular para realizar o percurso interno na instituição e atender a comunidade acadêmica de alunos, professores, técnico-administrativos e terceirizados que trabalham na universidade. O objetivo é colocar o projeto em prática a partir do retorno às aulas, que está previsto para o início do mês de março deste ano.

De acordo com a UFPB, o micro-ônibus tem capacidade para 30 passageiros sentados. A equipe está realizando a coleta de informações para viabilizar outro ônibus ou um veículo maior, caso necessário, para atender a demanda. Estão sendo estudados os centros com maior demanda e também será feita a sinalização das paradas no percurso feito pelo transporte.

Segundo o superintendente de Logística de Transportes, Allisson Magno Rodrigues Silva, inicialmente, os horários de saída do transporte serão a cada hora, iniciando às 6h30.

“Em um primeiro momento, o ônibus vai partir da antiga garagem central, onde atualmente funciona a Superintendência de Logística e Transporte (SULT), e vai transitar por toda a instituição, percorrendo um itinerário que passa por Escola Técnica de Saúde, Centro de Ciências da Saúde e segue para a Reitoria, pegando a saída principal do Castelo Branco, contornando o girador e retornando para a Universidade para dar sequência ao trajeto: Centro de Vivência, TV UFPB, Caixa Econômica Federal, Centro de Comunicação, Turismo e Artes, segue para o Restaurante Universitário, percorre a avenida do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Central de Aulas, chega ao Centro de Tecnologia, Centro de Ciências Jurídicas, passa pelo Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Biblioteca Central, Superintendência de Infraestrutura, novamente Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ciências Médicas e Residência Universitária”, disse.

O reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, realizou a primeira viagem de teste no micro-ônibus, na segunda-feira (8). “Após esse estudo, se houver demanda e a comunidade acadêmica verificar a necessidade, isso pode ser ampliado para a área externa à universidade, como bairro dos Bancários ou até o Centro de Informática e Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional, em Mangabeira, em horários específicos”, explicou Allisson Magno.

Ainda conforme a UFPB, os horários que estão sendo estudados são antes do início das aulas pela manhã, horário de almoço, por volta das 18h e, o último ônibus, às 22h.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.