Vida Urbana

UFPB, UFCG e UEPB divulgam procedimentos para matrículas de aprovados no Sisu 2020.2

Confira os detalhes sobre como se matricular nos cursos oferecidos pelas universidades.




Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Com a divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para o período 2020.2, os aprovados agora precisam ‘correr’ para garantirem suas matrículas. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgaram nesta terça-feira (14), os procedimentos para que os futuros alunos possam se matricular, no processo que começa a partir desta quinta-feira (16). Na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o cadastramento começou nesta terça, mas no período da tarde, o sistema ficou fora do ar.

 

Confira os detalhes do processo em cada universidade:

 

UFPB

 

A pré-matrícula ocorrerá das 8h desta quinta-feira (16) até às 17h de sexta-feira (17), pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFPB.

O candidato selecionado receberá código de acesso ao sistema da UFPB, encaminhado para o e-mail indicado no momento da inscrição no portal do Sisu. Através do código, deverá entrar no Sigaa e cadastrar os dados e os documentos exigidos no edital de cadastramento.

Dúvidas sobre a pré-matrícula devem ser consultadas pelo e-mail atendimento.sisu2@prg.ufpb.br. Não será permitido realizar análise documental por e-mail ou fora do prazo estabelecido no edital de cadastramento.

O períodos letivos de 2020 na UFPB ainda não têm data para começar, devido à pandemia da Covid-19. As atividades presenciais na UFPB foram suspensas em 17 de março. Outros detalhes sobre o Sisu 2020.2 podem ser conferidos na página da Pró-reitoria de Graduação (PRG).

 

UEPB

 

Os classificados precisam enviar todos os documentos exigidos para o e-mail da coordenação do curso ao qual foram aprovados até às 14h da próxima terça-feira (21).

>>> Veja o e-mail de cada curso de graduação da UEPB

São exigidas as cópias autenticadas do certificado de conclusão do ensino médio e histórico escolar; RG; CPF; prova de quitação com o serviço militar (no caso de candidatos do sexo masculino); registro de nascimento ou certidão de casamento; prova de quitação eleitoral (para maiores de 18 anos); e uma foto 3 x4 recente, além do formulário de cadastramento de acordo com a cota escolhida na inscrição.

Somente será permitida a matrícula aos estudantes que apresentarem todos os documentos exigidos no Edital, não sendo permitida a complementação de documentos posteriormente. Após a matrícula ser processada, a coordenação enviará o comprovante de matrícula via e-mail. Basta que o candidato envie o e-mail com a documentação uma única vez.

A Pró-Reitoria de Graduação lembrou aos candidatos matriculados por esse procedimento que, quando as aulas presenciais forem iniciadas, eles deverão entregar os documentos de matrícula devidamente autenticados à coordenação do curso.

Aqueles que não foram selecionados na Chamada Regular podem declarar interesse em participar da Lista de Espera, até o dia 21 de julho, no site do Sisu. Quem já cursa alguma graduação e vai ingressar em um novo curso por meio do SISU 2020.2 precisa cancelar sua atual matrícula para poder efetivar a nova.

Quem é aluno da UEPB e deseja cancelar sua matrícula vigente para efetuar matrícula em novo curso, deve enviar a solicitação de cancelamento para o e-mail recepcaoprograduepb@gmail.com.

A Pró-Reitoria de Graduação da UEPB estará com um plantão de atendimento para dúvidas referentes às matrículas da chamada regular através do e-mail sisu.uepb@uepb.edu.br, das 8h às 12h e das 13hs às 17hs, nos dias 15, 16, 17, 20 e 21 de julho.

 

UFCG

 

Para o cadastramento no registro acadêmico da UFCG, o candidato deverá encaminhar, através do site da Comprov, cópias digitalizadas do certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente, ou diploma de graduação em curso superior, devidamente assinado pelo candidato e pela escola; cédula de identidade emitida por órgão competente; prova de quitação com o serviço militar, para os brasileiros do sexo masculino e maiores de 18 anos; certidão de nascimento ou de casamento; CPF e comprovante de residência.

Os estudantes que não enviarem documentação à Comprov na data prevista em edital deverão perder a vaga na instituição. As informações sobre a validação de autodeclaração de cotas raciais, bem como as análises de laudos de pessoas deficientes, serão divulgadas posteriormente.

Já os candidatos que não forem convocados na chamada regular, devem manifestar interesse em participar da Lista de Espera para ingresso na instituição. O cadastro para espera por novas vagas é feito no próprio site do Sisu, e a lista completa com os aprovados posteriormente será divulgada no site da Comprov até o dia 27 de julho.

As datas de todos os processos para cadastramento, matrículas em disciplinas, lista de espera e demais prazos serão divulgados em um edital da Pró-Reitoria de Ensino da UFCG.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.