Vida Urbana

UFPB suspende aulas presenciais a partir desta terça-feira; atividades na UFCG e UEPB vão continuar

Suspensão é uma das medidas adotadas para prevenir a proliferação do novo coronavírus na instituição.




Aulas presenciais na UFPB estão suspensas e atividades serão através de plataformas digitais. Foto: Angélica Gouveia/UFPB

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai suspender todas as atividades acadêmicas a partir desta terça-feira (17), como medida de prevenção à pandemia do novo coronavírus. A medida foi estabelecida em reunião na tarde desta segunda-feira (16), com a Comissão de Enfrentamento ao novo Coronavírus, e também ficou definido que as atividades do calendário acadêmico serão realizadas de maneira remota, por meio de plataformas digitais, como o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Ainda sobre a UFPB, o funcionamento do Restaurante Universitário (RU) será mantido até sexta-feira (20). Até lá, a instituição vai discutir se mantém o serviço ou se os estudantes receberão o benefício em dinheiro, para custeio da alimentação.

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) estabeleceu, em uma portaria divulgada também nesta segunda-feira (16), medidas preventivas. Por cautela, o reitor Rangel Júnior orientou aos estudantes que não compareçam às aulas nesta terça-feira (17). Após o meio dia, novas orientações serão dadas com possíveis mudanças na rotina da universidade, que pode ir da suspensão de algumas atividades específicas, como o atendimento nas clínicas e as atividades da Universidade Aberta a Maturidade (UAMA), que são setores mais suscetíveis ao problema.

Já a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) decidiu permanecer avaliando o cenário da pandemia, enquanto as atividades permanecem acontecendo normalmente. De acordo com a assessoria de comunicação da instituição, uma nova reunião entre os diretores de centro irá definir possíveis mudanças no calendário da universidade. A data da nova reunião deve ser definida na terça-feira (17), conforme a disponibilidade dos diretores de outros campi, além da sede, em Campina Grande.

Outras instituições

O Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) também decidiu suspender todas as atividades a partir desta terça-feira (17), nas cidades de João Pessoa e Campina Grande. Conforme a instituição, a previsão é de que as aulas retornem até o dia 30 de março, podendo ter esse prazo adiantado ou adiado, conforme o andamento da pandemia. As atividades serão realizadas de maneira remota, através de plataformas digitais. Os alunos devem ficar atentos às informações recebidas via e-mail ou através do Portal Acadêmico do Aluno. A decisão é válida para todos os campi da instituição no país.

Em nota, o Uniesp Centro Universitário comunicou que seguirá o mesmo direcionamento de outras instituições de ensino superior privado da Paraíba, suspendendo as aulas e atividades acadêmicas presenciais dos cursos de graduação e pós-graduação, a partir desta terça-feira. A previsão de retorno, segundo a instituição, é 30 de março.

O Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) divulgou, através das suas redes sociais, que todas as atividades acadêmicas presenciais para os cursos de graduação e pós-graduação estarão suspensas entre os dias 17 e 29 de março. Atividades remotas com uso de tecnologias disponíveis serão realizadas.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.