Vida Urbana

UEPB encerra isenção de taxa

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Vestiblular 2013 da UEPB se encerra nesta sexta-feira (8).




Hoje é o último dia para a solicitação da isenção da taxa de inscrição e cota de inclusão do Vestibular 2013 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Até a última quarta-feira, foram registradas 26 mil solicitações, mas apenas 6 mil delas com a documentação comprobatória.

O formulário está disponível no endereço http://comvest.uepb.edu.br/. A listagem com o nome dos candidatos contemplados e não contemplados deverá ser divulgada no dia 9 de julho.

A presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Comvest) da UEPB, Ana Alice Sobreira, informou que os candidatos devem enviar a documentação pelos Correios, única forma de comprovar as exigências para a isenção e inclusão. “Nós vamos receber as documentações de todas as correspondências registradas até hoje. Normalmente os candidatos deixam para enviar os documentos nos últimos dias. Ano passado, recebemos 20 mil correspondências após o término da solicitação”, relata. Ela afirmou que a média de participantes este ano é equivalente à de 2011, entre 20 e 30 mil.

O estudante Acácio Medeiros decidiu tentar mais uma vez uma vaga na universidade e, diferentemente da maioria, enviou toda a documentação. Ele pretende ser contemplado com a isenção da taxa de inscrição. “Eu decidi tentar mais uma vez, mas não tenho condições de pagar a taxa. O meu sonho é fazer Direito”, disse.

Conforme a presidente da Comvest, pode solicitar a isenção: estudante de escola pública, que deve comprovar que está cursando ou concluiu o Ensino Médio nesta rede de ensino, além de apresentar cópia de RG, CPF e histórico escolar; doador de sangue, que assim como os documentos pessoais, deve apresentar cópia de carteira de doador, com a realização de pelo menos três doações nos últimos 12 meses, antecedentes à publicação do edital; doadora de leite, que deve apresentar também cópia da carteira de doadora regular, constando as datas de doação; servidor da UEPB e dependente, que, como os outros interessados, deve apresentar documentos pessoais, documento que comprove a dependência e também o contracheque do mês de maio deste ano.

Os isentos disputarão 1.300 vagas das 5.200 oferecidas pelo Vestibular 2013. Este ano, 50% de todas as vagas foram disponibilizadas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Já para solicitar a cota de inclusão, o concorrente deve apresentar uma declaração que cursou integralmente as duas primeiras séries do Ensino Médio em escola pública da Paraíba e que está cursando o 3° ano em escola pública do Estado; cópia do histórico escolar, do RG e CPF.

O vestibular 2013 da UEPB deverá acontecer nos dias 2 e 3 de dezembro deste ano e as inscrições estão previstas para começar dia 30 de julho, se estendendo até o dia 15 de agosto. No vestibular anterior, mais de 31 mil candidatos fizeram a inscrição.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.