Vida Urbana

Tremor de magnitude 5.8 é registrado próximo ao litoral do Nordeste; especialista descarta risco de tsunami

Terremoto aconteceu a cerca de 700 km de Fernando de Noronha.




ressaca

Alerta da Marinha aponta risco de ressaca do mar (Foto: Arquivo)

Um tremor de magnitude 5.8 foi registrado no Oceano Atlântico na noite deste domingo (4), próximo ao Litoral do Nordeste. O terremoto foi registrado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). De acordo com o órgão, o registro se deu às 21h40, a cerca de 700 quilômetros da ilha de Fernando de Noronha, território de Pernambuco.

O coordenador do Laboratório Sismológico da UFRN, Aderson Nascimento, disse ao G1 que, ao contrário do que algumas pessoas estavam alarmando nas redes sociais, não há risco de nenhum de tsunami ou alterações no mar por causa do tremor.

“O movimento de solo que foi registrado não oferece risco nenhum de tsumani na costa do Brasil”, afirmou Anderson. Segundo o coordenador, tremores de magnitude acima de 5.5 não acontecem com frequência nessa área, mas abaixo disso são “razoavelmente comuns”.

A Capitania dos Portos da Paraíba informou que o Centro de Hidrografia da Marinha foi consultado sobre o tremor próximo a costa nordestina e disse que não há alertas de tsunami no Atlântico Sul. A Marinha, no entanto, mantém o aviso de mau tempo válido até a quarta-feira (7). Existe risco de ventos de até 60 km/h no litoral da Paraíba, de Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte. Também ocorrer ressaca do mar.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.