Vida Urbana

TRE comemora 80 anos de instalação na Paraíba

Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque destacou conquistas históricas da Justiça Eleitoral neste período.




O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba realizou ontem uma sessão solene para marcar o início das comemorações dos 80 anos de instalação da Justiça Eleitoral no Estado, e em todo o país. O evento contou com a participação de autoridades, representantes do Judiciário, do Executivo e do Poder Legislativo.

Na ocasião, o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Walter Costa Porto, proferiu uma conferência sobre a instalação e a evolução da Justiça Eleitoral.

O presidente do TRE, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, destacou conquistas históricas da Justiça Eleitoral nesses 80 anos. De acordo com ele, o fato mais importante desse período é a conquista do direito ao voto pelas mulheres.

“São 80 anos de história e nesse período há um marco muito importante que foi o voto da mulher brasileira, ela ganhou a cidadania junto com a instituição da Justiça Eleitoral no Brasil a partir de 1932”, disse o presidente.

Ele também enfatizou que a Justiça Eleitoral do Brasil dá exemplo para o mundo, pois, desde que teve início o uso das urnas eletrônicas, em 1996, a divulgação dos resultados das eleições passou a ser otimizada. “No mesmo dia, uma hora, uma hora e meia após o encerramento da votação já é proclamado o resultado dos eleitos. É o resultado mais rápido do mundo inteiro”, completou o desembargador Marcos Cavalcanti.

O presidente disse também que, no aniversário de 80 anos, a Justiça Eleitoral já está olhando para o futuro. “Nos próximos anos nós temos ainda muitos avanços de tecnologia de ponta. A Justiça Eleitoral vai fazer a virtualização dos processos, no futuro que se aproxima vamos acabar com o papel”, disse. “E nós já estamos implantando também o voto biométrico em todos os Estados do Brasil. A biometria é o afastamento definitivo de qualquer tipo de fraude”.

Durante a solenidade também houve o lançamento da plaquete intitulada “Origens da Justiça Eleitoral na Parahyba: de 1932 a 1937”, de autoria do historiador Renato César Carneiro, servidor do TRE-PB e também o lançamento do selo e carimbo comemorativos dos 80 anos da Justiça Eleitoral na Paraíba.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.