Vida Urbana

Trânsito nos arredores dos cemitérios de João Pessoa e Campina Grande será alterado para Dia de Finados

Semob-JP elaborou um plano de mobilidade para facilitar a circulação dos visitantes.




A movimentação em vias onde estão situados cemitérios de João Pessoa será alterada neste sábado (2) devido ao Dia de Finados. Para garantir maior fluidez e segurança no deslocamento de quem vai prestar homenagens aos familiares mortos, a Semob-JP coloca em prática um plano de circulação que pretende facilitar o acesso aos quatro principais cemitérios da Capital.

O esquema será executado a partir das 6h nos arredores do Cemitério Senhor da Boa Sentença, no Varadouro; Cemitério São José, em Cruz das Armas; Cemitério do Cristo, no Cristo Redentor; e Cemitério Santa Catarina, no Bairro dos Estados.

Nos demais cemitérios, com fluxo menor de visitantes, a Semob vai disponibilizar equipes de agentes móveis para monitorar e organizar o trânsito no local. Ao todo, 80 agentes de mobilidade urbana estarão destacados para auxiliar organização do tráfego e nos desvios e bloqueios, o que deve trazer mais segurança para pedestres, ciclistas, passageiros e condutores.

Veja como ficará o entorno de cada cemitério em João Pessoa:

Boa Sentença – Para evitar transtornos, não será permitido o fluxo de veículos em frente ao Cemitério Boa Sentença. O fluxo de veículos que vem de Bayeux e da Ilha do Bispo será direcionado para a Avenida Sanhauá, por trás do Terminal Rodoviário.

O tráfego da Rua São Miguel será desviado para a Rua Maciel Pinheiro, com retorno dos veículos na Rua Cruz Cordeiro para ter acesso à Rua Francisco Londres, que será liberada para os veículos que vão em direção à Ilha do Bispo e Bayeux.

São José – Será realizado o bloqueio total da Avenida Cruz das Armas no trecho em frente ao cemitério, para permitir a circulação dos pedestres. O fluxo de veículos no sentido Centro-bairro será feito pelas ruas Santos Coelho e Porfírio Costa para o acesso à Avenida Cruz das Armas.

Já no sentido bairro-Centro, o fluxo de veículos será desviado pela Avenida Pedro Alexandrino, Rua Benjamin Lira, Avenida José Tavares e Avenida Centenário, retornando à Avenida Silvino Montenegro. Como acontece todo ano, o fluxo da Avenida Cruz das Armas será desviado por vias paralelas.

Cristo Redentor – Serão bloqueadas as ruas Heronides Vieira com Morise de Miranda Gusmão; Rua dos Milagres com Rua do Jarro e a Rua dos Milagres com a Rua Olívia Almeida Guerra.

Santa Catarina – O fluxo de veículos será proibido em frente ao cemitério com bloqueio na Avenida Santa Catarina com a Avenida Espírito Santo.

Ônibus

Em João Pessoa, as linhas de ônibus vão operar com o quadro normal de feriados. Em caso de aumento da demanda a fiscalização solicitará carros extras às empresas para atender os usuários.

As linhas de transporte 504, 505 e 1001, que seguem pelas avenidas Espírito Santo e Santa Catarina serão desviadas pelas ruas Gonzaga Silva, Pedro Ramos Coutinho e Elvira Malaguti, onde terão novamente acesso à Santa Catarina. Para que seja possível o tráfego do transporte coletivo, não será permitido estacionar neste trecho.

A linha 503 que vem pela Rua Tertuliano de Brito seguirá pelas ruas Pedro Ramos Coutinho e Elvira Malaguti, retornando também à Santa Catarina.

Já em Campina Grande, haverá horário especial no Terminal de Integração que estará aberto, excepcionalmente, até as 23:30 horas. Haverá, ainda, reforço na frota nas linhas que atendem os cemitérios da cidade: José Pinheiro, Cruzeiro, Araxá, Monte Santo e Parque da Paz.

A linha de ônibus 303, que passa pela Rua Monte Santo e dá acesso direto ao cemitério principal da região, seguirá por toda a Rua João Suassuna, realizando embarques e desembarques no cruzamento com a Rua Arquimedes Souto Maior, ponto mais próximo do Cemitério.

Veja como ficará o entorno de cada cemitério em Campina Grande:

A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande irá implementar a “Operação finados” durante este sábado (2). Cerca de 20 agentes estarão nos principais cemitérios da cidade, com foco principal  no do Monte Santo, já que há um maior fluxo de pedestres e veículos, tendo inclusive, a necessidade de interdição de algumas ruas próximas ao local. Conforme o planejamento de mobilidade operacional da  STTP, serão interditados os seguintes trechos de vias:

Cemitério do Monte Santo – Rua Ceará x Rua Conde D’eu; Rua Monte Santo x Rua Quintino Bocaiuva; Rua João Suassuna x Rua Des. Arquimedes Souto Maior; Rua Olegário Maciel x Rua Vereador Manoel Uchôa.

Cemitério do Araxá –  Rua Céu Norte Borborema, Nº 750 – Bairro do Jeremias;

Cemitério do Cruzeiro – Rua Celso Cunha – Bairro do Cruzeiro;

Cemitério José Pinheiro –  Rua Dom Bosco – Bairro do José Pinheiro.

Também será dado apoio nas vias do entorno do Cemitério do Distrito de São José da Mata, com o envio de uma equipe de agentes.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.