Vida Urbana

Tradicional malhação do Judas acontece no bairro da Torre

Evento tradicional acontece há mais de 70 anos na capital. Este ano, expectativa é de que mais de 300 pessoas participem da malhação




Evento tradicional que já acontece há aproximadamente sete décadas em João Pessoa, a malhação do Judas será realizada nesta sexta-feira (25) no bairro da Torre. Fugindo das polêmicas voltadas ao âmbito político, este ano a malhação terá como tema o Aedes aegypti, que, segundo os organizadores do evento, é um tema mais neutro, mas que também atrai a atenção do público. A previsão é de que o evento tenha início às 18h, na Praça São Gonçalo, com a realização da malhação à meia-noite, no cruzamento da avenida Beira Rio com a Rui Barbosa.

A malhação do Judas simboliza um linchamento do apóstolo Judas Iscariotes, que traiu Jesus Cristo, entregando-o aos soldados romanos em troca de 30 moedas de prata. Todos os anos, a malhação antecede a Páscoa, quando é lembrada a morte e ressurreição de Cristo.

De acordo com o organizador do evento há 16 anos, Carlos Arruda, tradicionalmente o ‘Judas’ fica exposto durante uma semana, chamando a atenção de quem passa pela avenida Beira Rio e, à meia-noite da sexta-feira, é realizada a malhação.

Segundo Arruda, a expectativa é de que o evento reúna aproximadamente 300 pessoas esse ano, reunindo um público de todas as faixas etárias. “Este é um evento familiar, então além da malhação a gente faz brincadeiras como corrida de saco e pau de sebo, envolvendo também as crianças na tradição”, comentou.

No Sábado

A tradição segue amanhã, com a malhação do Judas no bairro de Jaguaribe. O evento acontecerá a partir das 9h, com a malhação prevista para ocorrer às 12h, na Feira de Jaguaribe, ao lado do IFPB.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.