Vida Urbana

TIM pode retomar vendas de chips na Paraíba, diz Anatel

Anatel anunciou autorização nesta quinta. Vendas estavam suspensas desde o dia 23 de julho.




A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta quinta-feira (2) que a operadora de telefonia TIM foi autorizada a retomar, a partir desta sexta (3), a venda de chips de celular, que estava suspensa na Paraíba desde o dia 23 de julho. A empresa ficou proibida de ativar novas linhas em 18 estados e no Distrito Federal. Oi e Claro também vão poder retomar a venda. A Oi foi punida em cinco estados enquanto que a Claro foi em três.

A punição às três empresas foi anunciada no dia 18 de julho pelo presidente da Anatel, João Rezende, e foi motivada por reclamações feitas por clientes à agência entre janeiro de 2011 e junho deste ano.

O critério adotado pelo órgão foi suspender a venda de chips da operadora com piores índices de qualidade em cada estado. Para definir qual empresa seria punida e onde, foram considerados: número de reclamações na Anatel, de chamadas não completadas e de interrupção de ligações.

Foram interrompidas as vendas de chips para serviços de voz e de dados (internet). Para voltar a liberá-las, a Anatel e o Ministério das Comunicações exigiram das empresas que apresentassem planos de investimentos para solucionar os problemas na rede de telefonia móvel.

Na semana passada, representantes de TIM, Oi e Claro levaram seus planos à agência. Esses documentos devem ficar disponíveis no site da Anatel para que a população possa acompanhar o cumprimento das metas pelas operadoras.
 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.