Vida Urbana

Testes rápidos para detecção de Covid-19 começam a ser distribuídos na Paraíba

Inicialmente, serão testados profissionais da saúde e da segurança.




Foto: Ministério da Saúde / BBC

Os testes rápidos para detecção do novo coronavírus começaram a ser distribuídos na Paraíba a partir desta segunda-feira (6). Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (SES), os testes serão entregues aos municípios para que inicialmente os profissionais da saúde e da segurança sejam examinados.

Ao todo, o Governo Federal encaminhou à Paraíba 8.870 testes rápidos. A contaminação ou não por coronavírus é confirmada em 15 minutos, usando uma metodologia diferente da utilizada em exames laboratoriais. 

Nesta modalidade de exame, é feita uma coleta de amostra de sangue do paciente, semelhante à realizada para testes de glicemia. Após retirar o sangue, ele é coletado e colocado em uma plataforma de plástico. O resultado positivo para Covid-19 é confirmado ao aparecer dois traços.

Ainda de acordo com a SES, profissionais que se enquadrem nos dois grupos prioritários (saúde e segurança), e que apresentaram sintomatologia de infecção pelo novo coronavírus a partir da última terça-feira, 31 de março, serão submetidos aos testes rápidos. Esse prazo é considerado pela necessidade de testagem apenas entre o 7º e o 10º dia após apresentação de sintoma, já que a Covid-19 pode não se manifestar nos primeiros dias de infecção.

Para que os profissionais dos serviços de saúde e segurança sejam testados, os setores de Recursos Humanos devem ter preenchido um formulário online, disponibilizado no sábado (4), informando dados dos pacientes que estão afastados desde o dia 31 de março. Por meio dos formulários, a SES vai analisar os sintomas e indicar quem deve ou não realizar o teste.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.