Vida Urbana

Tema da redação do Enem é 'Democratização do acesso ao cinema no Brasil'

O ministro Abraham Weintraub usou sua conta pessoal para divulgar o tema, que dividiu opiniões.




A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano tem como tema a “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela aplicação do exame, divulgou o tema às 13h59 deste domingo (3). O ministro Abraham Weintraub usou sua conta pessoal também para divulgar o tema, direto de Palmas, no Tocantis.

Debate

A escolha do tema dividiu opiniões dos internautas, tanto na conta pessoal do ministro como no Twitter oficial do MEC.  Alguns elogiaram a escolha do “tema neutro”, sem conotação ideológica, como foi duramente criticada edição 2018 do Enem nas escolhas não apenas do tema como do conteúdo das questão.

Já outros comentários remetem à redução dos investimentos do governo federal na produção cinematográfica brasileira, através de um suposto “desmonte da Ancine”.

A União Nacional do Estudantes também criticou o tema escolhido pelo MEC. “Que ironia. Exatamente o contrário do que faz o governo Bolsonaro, na contra mão da democratização. Persegue é censura produções nacionais, desestrutura a ANCINE. Certamente Bolsonaro zeraria”, postaram no Twitter.

Peso

O texto, dissertativo-argumentativo, é parte da prova aplicada neste primeiro domingo de exame, que teve início às 13h30. Também são cobradas as questões de linguagens, ciências humanas e suas tecnologias.

Os participantes podem deixar o local às 15h30, mas só às 18h30 podem levar o caderno de prova.A pontuação adquirida na redação é muito importante no desempenho final. Para ganhar a sonhada nota mil, a maior pontuação na redação do Enem, os textos devem ser ter as seguintes características:

  • possuir uma proposta de intervenção para o problema apresentado no tema;
  • ter repertório sociocultural produtivo no desenvolvimento da argumentação do texto;
  • respeitar os direitos humanos;
  • apresentar as características textuais fundamentais, como coesão e coerência;
  • demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  • atender ao tipo textual dissertativo-argumentativo.

As provas do primeiro domingo do Enem 2019 terminam às 19h. O maior exame de acesso ao ensino superior do país continua no próximo domingo, 10, com questões de ciências da natureza a e matemática.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.