Vida Urbana

Tarifa de trem na Grande João Pessoa tem reajuste de 100% a partir de sexta-feira

Segundo a CBTU, a inflação justifica o reajuste do valor.




A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) anunciou nesta segunda-feira (7) um reajuste de 100% nas tarifas do sistema ferroviário na Grande João Pessoa. Com isso, as passagens que custavam R$0,50 vão passar a R$1,00 a partir da próxima sexta-feira (11). Vai haver aumento em todas as cidades do país em que a CBTU atua

A CBTU justificou que tarifas de transportes públicos sofrem reajustes baseados, normalmente, em índices inflacionários. E afirma que em João Pessoa, por exemplo, as tarifas estão congeladas há 15 anos. “Com isso, a receita obtida pelo serviço de transporte metroferroviário não evoluiu de forma compatível com o aumento de seus custos, sendo necessária aplicação do presente reequilíbrio financeiro”, diz a empresa.

O aumento foi uma decisão do Conselho de Administração da Companhia (Conad) seguindo orientação do Ministério do Planejamento. “A recomposição parcial das perdas inflacionárias reflete em valores inferiores aos praticados pelo sistema rodoviário e visa o equilíbrio entre o custo operacional e o preço pago pelo usuário”, ressalta a CBTU.

Além de João Pessoa, também vão ter reajustes os serviços metroferroviários de Belo Horizonte, Recife, Natal e Maceió.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.