Vida Urbana

STTP investe R$ 540 mil em melhorias no trânsito de Campina Grande

Mudanças começam quinta-feira e vão acontecer no São José, Centro e na Palmeira




Georgia Simonelly

Os motoristas devem ficar atentos porque a partir da próxima quinta-feira, dia 1º, a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) vai colocar em prática algumas mudanças programadas para o trânsito no bairro do São José, em Campina Grande. Deste ontem, os agentes da STTP estão nas ruas orientando os motoristas. Além destas alterações, serão implementados outros projetos visando melhorias no Centro e no bairro da Palmeira.

Segundo Salomão Augusto, superintendente da STTP, o investimento total destes projetos será em torno de R$ 540 mil, sendo R$ 140 mil voltados para a primeira etapa do projeto, que vai alterar o trânsito no São José e cerca de R$ 400 mil, na segunda etapa, voltados para a alteração da base semafórica, pintura horizontal das ruas, além da colocação dos segregadores e sinalizadores na Avenida Floriano Peixoto e na Rua XV de Novembro.

A segunda etapa, de acordo com Salomão, “é um projeto inovador e audacioso, que irá alterar os hábitos de vida dos campinenses. Isto acontece em prol do bem comum da população”. Com a mudança, será implantada na Avenida Floriano Peixoto, uma faixa exclusiva para ônibus e serão desativadas em torno de 20 paradas, dando lugar a quatro abrigos, que irão garantir mais conforto e uma melhor estrutura aos usuários de transportes coletivos.

Já na Rua XV de Novembro, no bairro da Palmeira, os motoristas só poderão trafegar em mão única. “Será implantado um binário com a Rua Ana Azevedo”, informou o superintendente. Para Salomão, estas mudanças darão fluidez e celeridade ao trânsito na Avenida Floriano Peixoto, uma das mais movimentadas da cidade. A previsão é que no final de outubro a segunda etapa do projeto seja implantada.

Opinião da população
O professor Marcílio Araújo, 38 anos, é favorável às mudanças no trânsito. “O fluxo de carros tem aumentado na cidade e com a implantação de vias com mão única o trânsito fica descentralizado”, opinou.

O segurança Sérgio Ricardo, 37 anos, também concorda com as alterações. “As cidades de médio porte precisam de faixas específicas para ônibus, facilitando o fluxo dos demais carros e motos”, disse Sérgio Ricardo.

Já para o mecânico Yuri Santos, 28 anos, as mudanças dificultam a rotina dos motoristas. “Aqui na Avenida Almeida Barreto nós já somos acostumados a transitar nos dois sentidos, a alteração muda nossos hábitos e acaba criando outros pontos de congestionamento”, contou Yuri Santos.

OS PEDESTRES
Terezinha Araújo, 64 anos, concorda com as alterações. “Alguma atitude tem que ser tomada, pois o trânsito no centro está horrível”, disse a dona de casa.

Já o funcionário público Neukenedy Chaves, 35 anos, ainda não tem uma opinião formada: “É bom que seja feita a experiência, mas se vai beneficiar ou não a população, nós só vamos perceber quando a mudança acontecer”.

No entanto, existe quem se posiciona contra a decisão. “Os pedestres terão que descer do ônibus em apenas dois locais, os ônibus vão se concentrar em um mesmo ponto e vão formar grandes filas causando mais congestionamento”, disse a universitária Geissa Samira, 23 anos.

Saiba Mais
Bairro do São José
Fique atento

No bairro do São José, as ruas Aristides Lobo, no sentido Dom Pedro I, Avenida Almeida Barreto e Dr. Carlos Chagas terão mão única. No cruzamento com a Avenida Pedro I com a Teixeira Farias o tempo do sinal será alterado e os motoristas poderão seguir ao mesmo tempo evitando congestionamentos.

Na Floriano Peixoto
Na Avenida Floriano Peixoto vão funcionar quatro pontos de ônibus. No sentido teatro/viaduto, os abrigos serão localizados na calçada da Arca Titão, próximo ao prédio da antiga Telemar, e próximo à Catedral. Já no sentido oposto, viaduto/teatro, as paradas ficarão localizadas na calçada do supermercado Bompreço e na Biblioteca Municipal.

Sem alteração
Próximo à Feira Central

Já as paradas de ônibus que funcionam nas proximidades da Feira Central de Campina Grande não serão alteradas, segundo o superintendente da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos.


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