Vida Urbana

Sisu 2020.2 abre inscrições nesta terça e instituições da PB oferecem 4.287 vagas

Oportunidades são para UFPB, UEPB e UFCG. IFPB fará processo próprio.




A UEPB está oferecendo 51,9% do montante de vagas disponibilizadas pelas instituições da Paraíba. Foto: Divulgação

As inscrições do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) para o período 2020.2 nas instituições de ensino da Paraíba estão abertas a partir desta terça-feira (7). Serão disponibilizadas 4.287 vagas, distribuídas entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) decidiu que não vai aderir ao programa e fará um processo seletivo próprio. As inscrições do Sisu devem ser feitas no site do programa.

Os interessados podem concorrer às vagas, se tiverem feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019. A classificação é feita, de acordo com a pontuação obtida no exame. Cada instituição de ensino da Paraíba elaborou editais próprios com critérios, datas, vagas e cursos que estão disponíveis.

 

UFPB

 

As vagas estão distribuídas em 78 cursos presenciais, nos quatro campi da instituição (João Pessoa, Litoral Norte, Areia e Bananeiras). Das 523 vagas oferecidas, 240 serão para ampla concorrência e 283 reservadas para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, de acordo com a Lei nº 12.711/2012.

Ainda não há previsão de início das aulas, pois as atividades presenciais na UFPB foram suspensas em 17 de março, por causa da necessidade de distanciamento social para combater a proliferação do novo coronavírus.

Poderão participar da seleção estudantes que não tiraram nota abaixo de 400 pontos na redação do Enem. A classificação será de acordo com o desempenho obtido nas médias de todas as provas, incluindo o texto da redação.

A divulgação do resultado será no dia 14 de julho. O período de cadastramento ocorrerá de 16 a 21 de julho. O prazo para participar da lista de espera é de 14 a 21 de julho. As convocações da primeira lista de espera acontecerão em 24 de julho.

 

UFCG

 

Das 1.535 vagas que estão sendo ofertadas, em 27 cursos, 760 estão na ampla concorrência e 775 reservadas para candidatos inscritos através das cotas. Os candidatos que optarem pela vagas reservadas devem estar devidamente e previamente inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 14 de julho no site do Sisu e os candidatos classificados deverão realizar o cadastramento de 14 a 20 de julho. O procedimento será online e toda documentação exigida deverá ser encaminhada digitalizada através do site da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov).

 

UEPB

 

Estão disponíveis 2.229 vagas em todos os cursos de graduação da UEPB, em seus oito câmpus, como pode ser conferido no Termo de Adesão.

No dia 14 de julho o Ministério da Educação (MEC) publicará o resultado da chamada regular. A matrícula dos estudantes selecionados nesta chamada regular será realizada entre os dias 16 e 21 de julho. Para realização da matrícula, deverão ser encaminhadas cópias autenticadas dos documentos exigidos no Edital para o e-mail da coordenação do curso em que o candidato se inscreveu.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.