Vida Urbana

Sintomas podem ser aliviados com remédio

TPM pode ser tratada com medicamentos, como os antidepressivos, que são inibidores da reabsorção da serotonina, com resultados favoráveis.




De acordo com médico e membro da Associação de Ginecologia da Paraíba, Geraldez Tomaz, a TPM pode ser tratada com medicamentos, como os antidepressivos, que são inibidores da reabsorção da serotonina, com resultados favoráveis. Mas os medicamentos fitoterápicos (de plantas medicinais) também são indicados para aliviar os sintomas. “Pode-se lançar mão de substâncias naturais como Ginkgo Biloba, Valeriana Officinalis e o Piper Methistycum (kava kava), que são fitoterápicos já bastante utilizados entre nós (ginecologistas) para aliviar a sintomatologia destas pacientes”, garante.

Para Geraldez Tomaz, os anticoncepcionais derivados de anti-mineralo corticoides, como a drospirenona associado ao etinil estradiol, que faz a diminuição de peso destas pacientes acometidas desta patologia, são os mais indicados. Já para os problemas mamários, o ginecologista diz que o uso dos agonistas dopaminérgicos traz bons resultados em apenas uma semana, se usados da forma correta sob orientação médica.

O médico ressalta ainda que o acompanhamento psicológico, nutricional e a atividade física como Yoga, Pilates, além de utilizar a terapêutica com acupuntura “tem seu lugar nesta complexa e tão frequente síndrome”. “Em nossa área de conhecimento médico continuaremos sempre a pesquisar a Síndrome Disfórica Pré-Menstrual para minorar o sofrimento destas pacientes acometidas de tal patologia”, finaliza.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.