Vida Urbana

Sete mil agricultores da Paraíba recebem nesta terça o benefício Garantia-Safra

Programa atende os agricultores que registraram perda comprovada de mais da metade da produção agrícola, em função da seca ou do excesso de chuvas.




Da Redação
Com Agência Brasil

O Diário Oficial da União Federal publicou nesta terça-feira (2) o nome dos 53 municípios nordestinos assistidos pelo programa Garantia-Safra, que já vão começar a receber o benefício a partir desta terça.

Na Paraíba 6.928 agricultores de 10 municípios serão beneficiados pelo programa. Em Coremas são 151 beneficiados, Monte Horebe 778, Taperoá 1.440, Tavares 1.173, Teixeira 1.040, Triunfo 650, Uiraúna 1.033, Várzea 206, Vieirópolis 449 e Vista Serrana 8.

O pagamento é relativo à safra 2008-2009 e será feito nas mesmas datas definidas pelo calendário de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal. O Garantia-Safra é um seguro de produção para agricultores residentes em áreas que registraram perda comprovada de mais da metade da produção agrícola, em função da seca ou do excesso de chuvas.

O município de Várzea foi o mais prejudicado registrando 89,74% de perdas na safra. Em seguida vem o de Uiraúna, com 81,18% de perdas. O município de Vieirópolis teve 77,05% de sua safra prejudicada. Já os outros municípios ficaram com perdas que variaram entre 70% e 56%.

Os agricultores que vivem no Semiárido podem se inscrever no seguro, encaminhando ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) uma versão eletrônica da Declaração de Aptidão (DAP). Depois, devem procurar a ajuda de um técnico nos escritórios locais das empresas estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) ou nos sindicatos de trabalhadores rurais de seu município para complementar o documento com as informações utilizadas para o seguro, como área e culturas que pretendem plantar.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.