Vida Urbana

Serraria registra maior índice de chuvas em agosto

Cidade teve 109,8 milímetros pluviométricos.




Localizada a cerca de 130 quilômetros da capital paraibana, Serraria foi a cidade que registrou maior incidência de chuvas no mês de agosto, 109,8 milímetros. A segunda colocada no ranking pluviométrico, divulgado pelo Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), nesta sexta-feira (5), é Pedras de Fogo, com 98,5 milímetros.

A Aesa, órgão responsável pelo monitoramento, também registrou índices pluviométricos próximos dos 100 milímetros em Alhandra (92,4mm), Areia (86,5) e Pilões (83,4mm). A maior incidência de chuvas ocorreu em cidades localizadas no Litoral, e em alguns municípios do Agreste e Brejo. No Sertão não houve acúmulos significativos.

“Considerando-se que o período chuvoso dos setores central e oeste do estado da Paraíba encerrou-se no final do mês de maio, apenas eventos rápidos e isolados de chuva foram registrados no Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão. Nessas regiões os totais acumulados foram predominantemente inferiores a 25mm”, observou a meteorologista da Aesa, Carmem Becker.

Diante da baixa recarga em diversos açudes do interior do Estado, o presidente da Aesa, João Vicente Machado Sobrinho, destacou a importância do uso consciente da água. “Precisamos priorizar o uso e economizar para que nossas reservas hídricas alcancem o próximo período chuvoso. Nossas prioridades são o abastecimento humano e a dessedentação animal, por isso tivemos que interromper a irrigação feita com água de alguns reservatórios”, comentou.
 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.