Vida Urbana

Semob começa a fiscalizar faixa exclusiva de ônibus na Avenida Pedro II

Motoristas que desrespeitarem via vão ser multados a partir de segunda-feira (2).



Divulgação/Secom-JP
Divulgação/Secom-JP
Motoristas que desrespeitarem vão pagar multa de R$ 293,47

Após três meses em período educativo, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vai começar a fiscalizar na segunda-feira (2) o respeito às faixas exclusivas de ônibus nas avenidas Pedro II e Nossa Senhora de Fátima. O objetivo é garantir a fluidez do tráfego dos coletivos nas faixas e coibir abusos dos condutores de veículos particulares que insistirem em transitar nas vias exlusivas.

A fiscalização das faixas dos ônibus vai ser realizada tanto pelos agentes de mobilidade urbana em campo, quanto pelas câmeras instaladas nesses trechos, visualizadas do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT) da Semob-JP, de onde é possível registrar por imagens em alta definição as infrações praticadas e autuar os condutores. Os motoristas que forem flagrados pagarão multa de R$ 293,47 e ganharão sete pontos negativos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por infração gravíssima.

O superintendente da Semob-JP, Carlos Batinga, destacou que os condutores já estão respeitando a faixa da Pedro II. “A fiscalização é necessária, mas o que estamos percebendo, desde a implantação da faixa exclusiva da Pedro II, é que os motoristas naturalmente estão respeitando a faixa dos ônibus e evitando circular por ela”, disse.

Domingos e feriados

A Semob-JP editou a Portaria 120/2017, em que autoriza o tráfego de qualquer veículo nas faixas exclusivas aos domingos e feriados. De acordo com Carlos Batinga, o objetivo da medida é melhorar a fluidez do tráfego de veículos nos corredores onde existe a faixa exclusiva, haja vista que a frota de ônibus nestes dias é reduzida, sendo possível compartilhá-las com os demais veículos sem prejuízo para o transporte coletivo de passageiros.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.