Vida Urbana

Saúde de Campina Grande orienta sobre atendimento na UPA do Alto Branco

Unidade é referência para atendimento de pacientes com sintomas de Covid-19 no município.




Imagem: Reprodução/TV Paraíba

A Secretaria de Saúde de Campina Grande divulgou neste sábado (30) algumas orientações sobre o protocolo para atendimentos de casos suspeitos de Covid e recebimento de resultados de testes para detecção da doença na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro do Alto Branco. Para moradores da região que tenham sintomas de infecção pelo novo coronavírus, a unidade é a primeira referência para atendimento.

Conforme a Secretaria, a entrada na UPA do Alto Branco só é permitida mediante o uso de máscaras de proteção individual. Os acompanhantes de pacientes devem aguardá-los na parte externa da unidade, onde foram montadas tendas para evitar aglomerações e possíveis contágios pelo novo coronavírus.

Com relação a testagem para diagnóstico de Covid-19, a Secretaria informou que a o paciente deve apresentar sintomas respiratórios há pelo menos 10 dias para ser submetido à aplicação do teste rápido. Já em relação ao exame tipo SWAB, o prazo para divulgação do resultado é de 10 a 15 dias, já que a análise é feita no Lacen, em João Pessoa.

Os pacientes submetidos à testagem para detectar ou não infecção pelo novo coronavírus podem obter o diagnóstico por meio do WhatsApp, através do número (83) 986257276. A Secretaria lembra, ainda, que a UPA não aplica novos exames em pacientes que testaram positivo para Covid-19, e que após 14 dias essas pessoas podem se considerar recuperadas, já que não transmitem mais o vírus.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.