Vida Urbana

RoboCup terá equipes de mais de 50 países

RoboCup 2014 é um evento organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, em conjunto com dezenas de universidades do país.




A Paraíba é o primeiro Estado da América Latina a sediar o campeonato mundial de robótica e inteligência artificial, a RoboCup 2014, considerado um dos principais eventos de tecnologia do mundo.

A realização do evento, que tem o apoio do governo do Estado, deve reunir equipes de mais de 50 países, além de personalidades da ciência. As disputas nas arenas tecnológicas acontecem no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, no período de 19 a 25 de julho, uma semana após a Copa Mundial de Futebol. A entrada é franca.

O astronauta Marcos Pontes, único brasileiro que concluiu o programa de treinamento da Nasa e passou uma semana no espaço, ressaltou a importância da RoboCup. “Em 2014, nós temos a Copa do Mundo aqui no Brasil. Mas em 2014 não deve ser só a Copa do Mundo. A proposta é RoboCup no Brasil”, incentivou o astronauta. A fala pode ser conferida na página eletrônica do evento.

A RoboCup 2014 é um evento oficial do Ministério do Esporte, organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, em conjunto com dezenas de universidades do país. O projeto também é organizado mundialmente pela RoboCup Federation.

PARTICIPANTES
Pesquisadores de todo o mundo vão se reunir para disputar o campeonato de futebol de robôs. Mas, além das disputas em diversas categorias, a programação da RoboCup2014 também inclui cultura e arte. No site oficial do campeonato, há um vídeo mostrando trechos de partidas de futebol entre robôs, que se deslocam graças à inteligência artificial. Ao ver essas performances, o público poderá ter uma ideia do aporte tecnológico que poderá encontrar no evento.

A área educacional também é outro aspecto evidenciado na programação, que conta ainda com oficinas de robótica direcionadas a professores da rede pública de ensino. Na ocasião, serão apresentados robôs que podem ser usados em sala de aula, de maneira lúdica, para ensinar e despertar os alunos para a ciência.

No último dia do evento, um simpósio encerrará as atividades, com apresentações de trabalhos acadêmicos de pesquisa de ponta, além de uma palestra do cientista australiano Rodney Brooks, professor emérito do MIT e fundador da iRobot.

A RoboCup 2014 é organizada por professores voluntários do mundo todo. O evento, sem fins lucrativos, é desenvolvido de forma sustentável, em observância às recomendações de política verde e de acessibilidade.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.