Vida Urbana

"Reitoria da UFPB hoje olha apenas para o Campus I", afirma Terezinha Domiciano

Candidata à reitoria abriu a rodada de entrevistas no programa CBN Cotidiano.




Terezinha criticou a forma como a atual gestão investe nos campi que estão fora do Campus I. Foto: Reprodução/Facebook

No próximo dia 26 de agosto, a comunidade acadêmica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai às urnas para escolher o seu novo reitor ou reitora. A instituição hoje detém o terceiro maior orçamento da Paraíba, com pouco mais de R$ 2 bilhões, ficando atrás apenas do Governo do Estado e da Prefeitura de João Pessoa. Nesta terça-feira (11), o programa CBN Cotidiano, apresentado pela jornalista Carla Arantes, iniciou uma rodada de entrevistas com os candidatos ao pleito. A primeira participante foi a professora Terezinha Domiciano, da chapa ‘Inovação com Inclusão’.

>>> Confira na íntegra, a entrevista de Terezinha Domiciano no CBN Cotidiano

Dentre os pontos destacados na entrevista, Terezinha criticou a atual gestão da UFPB, comandada pela professora Margareth Diniz, afirmando que as outras unidades da instituição, localizadas em cidades como Areia, Bananeiras, Rio Tinto, Mamanguape, Santa Rita e até mesmo em João Pessoa (campus de Mangabeira), não recebem a mesma atenção que o Campus I, que fica no bairro Castelo Branco, na Capital.

“A gestão atual da UFPB praticamente só considera a universidade como se fosse o Campus I. Então, por exemplo, o campus de Santa Rita, o CTDR e o CI (em Mangabeira), assim como Bananeiras e o Litoral Norte, praticamente os diretores não participam das grandes discussões e, inclusive, na definição de recursos e ações que possam ser implementadas nestes centros. O que nós vamos fazer é trazer todos, não só desses campi citados, mas também de João Pessoa, independente de que área for. É possível fazer e nós já temos experiência com isso. A universidade precisa crescer como um todo, porque não só no Campus I, mas nos outros espaços temos talentos humanos que devem ser aproveitados à serviço da comunidade e da sociedade paraibana”, disse.

Terezinha Domiciano é professora titular no Departamento de Ciência Animal do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA), localizado no Campus III da UFPB, em Bananeiras. Ela tem atuação em cursos de nível técnico, superior e pós-graduação. Possui graduação em Medicina Veterinária, mestrado e doutorado em Zootecnia. Atuou no movimento estudantil universitário e movimento docente. Tem experiência com pesquisa e extensão, gestão administrativa em empresas públicas e privadas.

Na Universidade, exerceu funções administrativas de chefe de departamento, laboratório, assessoria de pesquisa, coordenação de projetos institucionais como Reuni e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o CCHSA; vice-diretora e diretora do CCHSA por dois mandatos.

Junto com ela na chapa está a professora Mônica Nóbrega, que é doutora em Letras. Atualmente é professora associada da UFPB e diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.