Vida Urbana

Reeducandos do sistema prisional da PB voltam a receber visitas a partir deste sábado

Visitas estavam suspensas desde o início da pandemia, para prevenir contágio.




Foto: Reprodução/TV Paraíba

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) autorizou o retorno gradual das visitas presenciais à reeducandos do sistema prisional da Paraíba, a partir deste sábado (15). As visitas estavam suspensas desde março, por conta da pandemia do novo coronavírus.

A Seap elaborou um plano de retomada específico para o setor, em conformidade com os decretos estaduais. Sérgio Fonseca, secretário de Administração Penitenciária, ressaltou que o objetivo do plano de retomada é padronizar os procedimentos para a realização das visitas sociais ao privados de liberdade, durante este período de pandemia.

Num primeiro momento, as visitas não terão contato físico, e apenas uma pessoa poderá realizar visitas, com intervalo de 30 dias. Os encontros vão aparecer no pátio da unidade prisional, com ventilação natural, sob a observação de policiais penais.

A Seap irá dispor cadeiras, que serão enfileiradas de um lado para os presos e do outro para os visitantes, respeitando uma distância mínima de 1,5 metro entre as cadeiras em quaisquer direções. As cadeiras serão higienizadas durante o intervalo de tempo entre a saída de um grupo de visitantes e a entrada de um novo grupo.

Tanto o reeducando quanto o visitantes deverão estar utilizando máscaras de proteção facial durante as visitas. A temperatura corporal do visitantes será verificada na entrada ao local, e as pessoas receberão álcool 70% para higienização.

Se o visitante apresentar sintomas gripais ou febre, o encontro será suspenso. Ainda de acordo com a Seap, gêneros alimentícios, bem como outros materiais, não poderão entrar nos locais.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.