Vida Urbana

Raios: fenômeno raro de jatos azuis é registrado no céu de Taperoá

‘Gigantic Jets’ consiste em raios que sobem "por cima" das nuvens. 




Um fenômeno raro aconteceu no céu paraibano na noite desta segunda-feira (13). Trata-se do Gigantic Jets (´Jatos Gigantes’, em português), que consiste em raios azuis que sobem "por cima" das nuvens.  O evento ocorreu na cidade de Taperoá, na Borborema, e foi registrado da cidade de Campina Grande, distante 103 km do local do ocorrido, por um estudante do curso de meteorologia.

O registro foi feito por Diego Rhamon, de 22 anos, estudante de meteorologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Para flagrar o evento, ele usou câmeras da Rede Brasileira de Detecção de Meteoros, associação de astrônomos profissionais e amadores da qual ele participa.
"Esse fenômeno faz parte do que a astronomia chama de Eventos Luminosos Transientes. Os jatos azuis são um tipo bastante raro de fenômeno elétrico que acontece acima das nuvens de tempestade e muito além da altitude dos fenômenos tradicionais", explica.
Como esclarece o estudante, o jato azul gigante se origina no topo de uma nuvem de grande tempestade, chamada de Comulonimbus. "E segue para cima da atmosfera, na forma de um cone azul estreito, que se ramifica enquanto sobe", diz.   


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.