Vida Urbana

PSS: hora de descansar para reta final

Primeira recomendação para os estudantes é que eles não tentem assimilar conteúdos novos às vésperas da prova.



Francisco França
Francisco França
Um total de 25.693 candidatos farão as provas do Processo Seletivo Seriado no próximo domingo (20)

Descanso, alimentação saudável e apenas revisão dos assuntos já assimilados. Estas são as principais recomendações para os 25.693 candidatos que serão submetidos à segunda etapa do Processo Seletivo Seriado (PSS), que começa neste domingo e só termina no dia seguinte.

A dois dias para o início das provas, os especialistas observam que é comum surgir o nervosismo entre os inscritos. No entanto, destacam que alguns cuidados precisam ser adotados por pais e alunos para evitar que ansiedade prejudique o desempenho no exame.

A primeira recomendação para os estudantes é que eles não tentem assimilar conteúdos novos às vésperas da prova, porque isso poderá causar efeito contrário. Com 12 anos de experiência em orientação de estudantes, a psicóloga clínica e orientadora vocacional Fátima Ferreira explica que a tentativa de aprender assuntos, até então desconhecidos, em cima da hora só vai aumentar o nervosismo e a insegurança no dia do teste.

“Ao fazer isso, o estudante vai perceber que ainda não domina totalmente o conteúdo programático do PSS e, assim, ficará nervoso. O nervosismo nada mais é que um sinal de insegurança.

Isso precisa ser trabalhado desde cedo com a criança”, detalha.

A especialista lembra que o desempenho que o aluno terá nos próximos domingo e segunda-feira será o resultado de um ano inteiro de estudo e não de apenas algumas horas de dedicação aos livros. Por isso, na reta final do processo, ela observa que é preciso manter a calma e realizar apenas revisão e atividades que relaxem.

“Os pais devem estar juntos dos filhos, sem fazer cobranças, nem pressão. Apenas apoiando e mostrando o quanto confiam neles.

Isso já algo muito importante para aumentar a autoestima do aluno e proporcionar mais segurança diante do exame”, disse.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.