Vida Urbana

PSS aprova 6.199 candidatos

Candidatos aprovados comemoram a aprovação no PSS 2012 e Coperve alerta para prazo de cadastramento a ser cumprido.



Kleide Teixeira
Kleide  Teixeira

A lista dos aprovados no Processo Seletivo Seriado (PSS-2012) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), divulgada ontem pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), com 6.199 nomes de candidatos, revela que sobraram 91 vagas em sete cursos da instituição federal. Confira a lista completa dos aprovados no PSS-2012 no caderno especial publicado nesta edição.

De acordo com a Coperve, mais de 42,5 mil pessoas se inscreveram no PSS-2012 para concorrer às 6.240 vagas oferecidas, mas apenas 31.664 participaram da segunda e última etapa do concurso cujas provas foram aplicadas nos dias 18 e 19 de dezembro de 2011. A primeira etapa ocorreu nos dias 20 e 21 de dezembro.

Os dados estatísticos do PSS revelam ainda que 6.346 candidatos foram eliminados, sendo 3.599 por falta, 1.983 por nota zero, 735 devido nota insuficiente na redação e 29 por porte de celular no local de prova.

Com a divulgação do resultado do PSS, candidatos comemoraram a aprovação e seguiram o ritual de cortar o cabelo ou parte da sobrancelha. O estudante Gustavo Daniel dos Santos Gomes, de 17 anos, manteve a tradição e, sem as madeixas, comemorou a conquista de uma vaga para o curso de Medicina e a 5ª colocação geral no concurso. “Fiquei muito feliz, afinal mantive dedicação exclusiva aos estudos, com mais de cinco horas por dia dedicadas aos livros”, revelou.

Para a jovem Roberta Fernandes Ramos, 17 anos, a aprovação para o curso de Direito também foi fruto de um ritmo intenso de estudo. “Passei o último ano estudando diariamente pensando no PSS. Estou muito satisfeita com o resultado”, relatou. Para Bruna Amorim, de 17 anos, a aprovação em Medicina foi uma conquista.

“Finalmente o esforço foi recompensado”, declarou. Para a estudante Thalita de Lucena, a aprovação para o curso de Relações Internacionais é o fim da dúvida. “Acabou o estresse e angústia, finalmente eu sei que a vaga é minha”, disse com entusiasmo. Mariana Adelino Dantas, 17 anos, também se mostrou aliviada com aprovação em Enfermagem. "Não consegui aprovação com a nota do Enem e a UFPB era minha última opção", disse.

O primeiro colocado no PSS foi João Victor Rodrigues Marcal, aprovado para o curso de Medicina com média 743,3. Já o segundo, foi José Trindade Monteiro Neto, que com 739,2, garantiu a vaga para o curso de Direito.

Os aprovados devem ficar atentos ao cadastro obrigatório na UFPB, que deve ser realizado entre os dias 31 de janeiro e 8 de fevereiro. “Quem perder esse prazo ainda terá uma segunda chance nos dias 9 e 10 de fevereiro, quando será feito o cadastramento dos retardatários. Mas quem perder esses dois prazos, perderá o direito à vaga conquistada no PSS-2012”, alertou o presidente da Coperve, João Lins.

De acordo com a Coperve, 19.199 candidatos estão aptos a participarem da segunda chamada do PSS ou poderão fazer a reopção de curso quando aberto o prazo. A segunda lista com novos candidatos classificados ou remanejados de período será conhecida no dia 17 de fevereiro. Os aprovados nessa listagem deverão realizar o cadastramento nos dias 22, 23 e 24. Já as inscrições para reopção de curso ocorrerão entre os dias 23 e 26 de fevereiro.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.