Vida Urbana

Prouni oferece 4, 6 mil bolsas na Paraíba; inscrições começam nesta terça-feira

Bolsas de estudos são ofertadas para 15 instituições de ensino superior no estado.




Começou nesta terça-feira (6) as inscrições para a seleção de bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao semestre 2018.1. O prazo para os interessados se inscreverem vai até às 23h59 (horário de Brasília) da sexta-feira (9). Na Paraíba, são ofertadas o total de 4.600 bolsas de estudos, sendo 2.004 bolsas na modalidade integral e 2.620 em condição parcial, com 50% do valor pago pelo governo.

As vagas disponibilizadas pelo Prouni na Paraíba estão distribuídas em 15 instituições de ensino superior no estado, nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras.

>>> Edital do Prouni

Os estudantes interessados em participar da seleção devem se inscrever pela internet, através do site do programa . A divulgação da primeira chamada está prevista para o dia 14 de fevereiro. A inscrição para concorrer as bolsas é gratuita.

Pesquisa

A pesquisa pelas bolsas do Prouni pode ser feita na página do próprio programa, disponível para acesso no site do Ministério da Educação. Os candidatos podem utilizar três filtros com o preenchimento de informações para pesquisa: instituição, curso ou município.  Em todo o Brasil são ofertadas 242.987 bolsas de estudos, sendo 113.863 em condição integral e 129.124 parciais.

Perfil

Podem participar da seleção de bolsas brasileiros não portadores de diploma de curso superior e que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e não tenham zerado a prova. É necessário, ainda, que o candidato atenda a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral; possuir alguma deficiência; ser professor da rede pública.

As bolsas integrais se destinam aos candidatos cuja renda familiar bruta mensal per capta não exceda R$ 1,5 salário mínimo. Já as parciais são voltadas aos estudantes com renda familiar bruta mensal per capta inferior a três salários mínimos. Poderão ser postuladas até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno e tipo de bolsa pretendida.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.