Vida Urbana

Projeto da PB é escolhido em maratona da Unicef que desenvolve aplicativos para escolas

Iniciativa da Unicef é feita em parceria com a Samsung. Vinte projetos participam.




Um projeto da Paraíba está entre os 20 selecionados para a segunda fase da Maratona UNICEF Samsung. A iniciativa reúne programadores, designers, desenvolvedores, estudantes, professores com o objetivo de desenvolver protótipos de aplicativos para dispositivos moveis para sala de aula de Ensino Médio. Os projetos desenvolvidos são nas áreas de Língua Portuguesa e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

O projeto da Paraíba é o ‘Lab de Bolso’, desenvolvido por estudantes do 1º ano do ensino médio. A ideia do projeto é fomentar o interesse pelas Ciências da Natureza nos alunos e aproximar uma aprendizagem em conjunto melhor do professor com o estudante.

Participam instituições de ensino de todas as regiões do Brasil e o estado de Minas Gerais é o principal representante, com seis escolas selecionadas. O Amazonas vem em segundo lugar com três equipes, seguido pelo Piauí com duas. No total, foram 314 equipes inscritas, sendo 42% do Nordeste, 31% do Sudeste, 11% do Norte, 9% do Sul e 7% do Centro-Oeste.

“Ficamos muito felizes com os resultados dessa primeira etapa da Maratona UNICEF Samsung. Recebemos mais de 300 inscrições e, agora, temos um grupo de 20 equipes selecionadas de todas as regiões do País. É a prova de que, de norte a sul do Brasil, estudantes e educadores estão engajados pelo direito de aprender de cada menina e menino, sem exceção”, diz Ítalo Dutra, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.

Vale lembrar que cada time é formado por cinco integrantes, sendo, obrigatoriamente, um professor de escola pública, um estudante do ensino médio de escola pública e outros três estudantes (Ensino Médio, técnico ou graduação) que podem ser de escolas públicas, privadas, técnicas, universidades privadas, públicas ou federais.

“É contagiante ver o engajamento de alunos e professores de todo o Brasil. A partir de agora os selecionados partem para uma nova etapa, de mentoria técnica e pedagógica, desenvolvimento dos protótipos e testagem nas escolas. O diferencial estará no protagonismo e no desenvolvimento de soluções que contribuam para a qualidade da educação. Parabéns aos times selecionados!”, diz Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil. Os participantes têm até abril de 2o20 para a conclusão dos aplicativos.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.