Vida Urbana

Programação religiosa da Semana Santa começa nesta quinta

Confira tradicional programação religiosa que acontece em João Pessoa em Campina Grande durante Semana Santa.




Luzia Santos e Alberto Simplício
Do Jornal da Paraíba

Dando continuidade à programação da Semana Santa, relembrando a trajetória de Jesus Cristo, sua Paixão, Morte e Ressurreição, a Paróquia Nossa Senhora das Neves (Catedral Basílica) em João Pessoa realiza nesta quinta-feira (1), às 8h, a missa do Crisma e a bênção dos Santos Óleos. A tarde, às 17h, será celebrada a missa da ceia do Senhor e o ritual do  Lava-pés.

Na capital, os atos religiosos serão presididos pelo arcebispo dom Aldo Pagotto. Já em Campina Grande, as cerimônias religiosas principais acontecem na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, no mesmo horário da capital. A expectativa é de igrejas lotadas durante todo o dia, pois ainda haverá  vigílias.

Na celebração da manhã, o arcebispo dom Aldo abençoará os ‘Santos Óleos’, que serão utilizados, durante todo o ano litúrgico, nas paróquias, nas celebrações dos Sacramentos da Crisma, Batismo e Unção dos Enfermos. Também nessa ocasião, todos os padres farão a renovação das promessas sacerdotais, na presença do arcebispo.

Na missa da ceia, que lembra aos fiéis a última ceia celebrada por Jesus com os discípulos e institui o sacramento da Eucaristia, será realizado o ritual do lava-pés. Este ano, 12 pessoas representantes das diversas categorias sociais, desde o mais rico ao mais pobre, participam do ritual. “Com o lava-pés a Igreja quer lembrar o tema da Campanha da Fraternidade (Fraternidade e Economia)”, explicou o pároco Rui da Silva Braga.

Campina Grande

Em Campina Grande, exceto na Catedral, a celebração do lava-pés será feita à noite após a missa. Na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Prata, a missa da ceia do Senhor vai acontecer às 19h30, e logo em seguida acontecerá a adoração ao Santíssimo.

Já na Paróquia de Nossa Senhora das Graças, na Liberdade, a celebração eucarística e o lava-pés será às 19h30 também. Na Paróquia Santíssima Trindade, Catolé, será realizada às 19h30, e na Paróquia São João Maria Vianney e São Sebastião, no Alto Branco, a missa ocorrerá às 20h.     
  
Na sexta-feira (2) haverá a celebração da Paixão do Senhor, às 15h, e logo em seguida, os fiéis vão sair da Catedral em procissão com destino ao Parque do Povo, onde vai acontecer a encenação da Paixão de Cristo. Pela manhã, a Catedral estará aberta para  realizar a confissão às 11h, e logo em seguida ocorrerá o ofício da agonia de Jesus.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.