Vida Urbana

Programa do TCE vai inspecionar PSFs de João Pessoa

Postos de Saúde da Família localizados em João Pessoa vão ser inspecionados, a partir de segunda-feira (21), por grupos de idosos participantes do VOCE.




Da Redação
Com informações da Assessoria do TCE

Os 180 postos de Saúde da Família localizados em João Pessoa vão ser inspecionados, a partir de segunda-feira (21), por grupos de idosos participantes do Programa Voluntários do Controle Externo (VOCE), iniciativa do Tribunal de Contas do Estado a serviço do aprimoramento das ações de saúde pública.

As inspeções ocorrerão ao fim do prazo concedido pelo TCE à Prefeitura Municipal para a solução de falhas no atendimento apontadas por estes mesmos voluntários na fase inicial do programa. Tal prazo está contido no Pacto de Ajustamento de Conduta (PAC), assinado em novembro passado, entre o Tribunal e a Secretaria de Saúde do Município.

Lançado em junho de 2007, a partir de Cabedelo, o VOCE já atua em 23 municípios paraibanos, polarizados em sua maioria por Campina Grande e Guarabira, que também possuem seus grupos de voluntários.

É o caso de Lagoa Seca, Fagundes, Massaranduba, Remígio, Puxinanã, Queimadas, Araçagi, Pilõezinhos, Cuitegi, Alagoinha, Mulungu, Pirpirituba, Belém, Serra da Raiz, Sertãozinho, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Caiçara e Logradouro. Em Patos, o lançamento do VOCE deu-se em 30 de julho do ano passado.

O VOCE contribui, sobretudo, para a solução de problemas decorrentes da falta de equipamentos, profissionais e remédios nos postos da Saúde da Família. “Temos a confirmação exata do grande e profundo retorno social desse programa”, comemora o presidente do TCE, conselheiro Arnóbio Viana.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.