Vida Urbana

Previstos para 2022, empreendimentos do Polo Turístico Cabo Branco vão gerar mais de nove mil empregos

Expectativa é que hotéis gerem também aumento de pelo menos 25% no número de turistas no estado




Com uma previsão de geração de 4.610 empregos durante as obras de construção e 4.687 quando estiver em fase de operação, o Polo Turístico Cabo Branco, em João Pessoa, contará com três equipamentos em funcionamento a partir do segundo semestre de 2022. De acordo com o presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari Filho, apenas um dos hotéis deve ser responsável pela atração de 1,5 milhão de turistas por ano, o que representa um aumento de 25% em relação ao número total de turistas que passaram pela Paraíba em 2019.

Obras de três equipamentos que tiveram a assinatura do contrato nesta semana devem começar em até seis meses. (Foto: divulgação)

De acordo com o presidente da Cinep, durante a construção dos três equipamentos a previsão é de que sejam gerados 1.850 empregos diretos e 2.760 empregos indiretos. “Além de movimentar a cadeia envolvida diretamente na construção, como pedreiros, carpinteiros e armadores, haverá um impacto em toda a economia paraibana, pois há, por exemplo, a necessidade de alimentar essas pessoas que estarão trabalhando, assim como um maior movimento nas lojas e fábricas de cimento e outros materiais de construção da região”, explicou Rômulo Polari.

De acordo com ele, a previsão é de que as obras sejam iniciadas em até seis meses, devido aos trâmites burocráticos como licença ambiental e alvará de construção, e até o segundo semestre de 2022 os equipamentos já entrem em funcionamento, gerando, a partir daí, 1.277 empregos diretos e 3.410 indiretos, um total de 4.687 novas oportunidades.

Em sua fase de construção, o projeto irá injetar cerca de R$ 600 milhões na economia do estado. Já quando estiver em funcionamento, os equipamentos irão, segundo o presidente da Cinep, colocar a Paraíba no roteiro internacional, incentivando o turismo na região, com a possibilidade de receber voos internacionais, principalmente da Espanha, país de origem de um dos grupos compradores.

Ainda de acordo com Rômulo Polari, nos próximos 30 dias será lançado um novo edital com alguns dos lotes remanescentes. No total, o Polo Turístico Cabo Branco conta com 19 lotes, sendo que oito desses já estão em condições de oferta. “Nesse próximo edital, devemos lançar mais dois ou três lotes, para termos o controle do impacto de leitos e também pelo próprio processo de regularização dos lotes”, destacou.

Equipamentos

O Ocean Palace Jampa Eco Beach Resort terá uma área de construção de 43,8 mil m², onde serão instalados 405 apartamentos, complexo de piscinas, quadras esportivas, quiosques, toboágua, restaurante regional, restaurante francês com bar, pizzaria, steak grill, sushi bar, wine bar e área de buffet, sala de yoga, sala de pilates, academia (musculação e aeróbica), local para eventos, cinema, lobby, bares, lounges, cyber café, salão de beleza, lojas, SPA, Centro de Convenções, jardim central e pavimento kids com berçário e jogos. A concepção do projeto prevê um empreendimento autossuficiente energeticamente, com a utilização de energia fotovoltaica.

O Amado Bio & Spa Hotel terá uma capacidade de 240 unidades e tem sua concepção baseada na sustentabilidade e adaptabilidade à natureza. De acordo com o arquiteto Augusto Magno, o projeto prevê diversas variações possíveis de composição, adequando a arquitetura à natureza existente no local.

Já o Surf World Park disponibilizará em sua estrutura piscina de surf, escola de surf, piscina de onda, praia de areia, área gastronômica e bares, praça comercial, jardim de infância, centro de idosos, discoteca ao ar livre, academia, pista de skate, estacionamento, posto médico, anfiteatro e resort.

Surf World Park deve trazer para a PB a primeira grande piscina de surf do Brasil, onde poderão ser realizadas etapas de campeonato mundial da modalidade esportiva. (Foto: Divulgação)


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.