Vida Urbana

Prefeitura finaliza preparativos para início do ano letivo 2011

Em uma reunião de planejamento escolar de três dias, os professores e supervisores da rede municipal de ensino discutiram os projetos de cada unidade.




Da Redação
Com Secom-JP

Com a previsão da volta de mais de 70 mil alunos nas escolas da rede municipal de ensino, os professores e supervisores estão finalizando os preparativos para o ano letivo 2011, que começa nesta quinta-feira (3). Desde ontem, acontece o planejamento pedagógico, que é realizado todos os anos e tem como objetivo realizar discussões sobre os projetos que cada unidade de ensino desenvolverá durante o ano. O planejamento chega ao fim nesta quarta-feira (2).

"Este planejamento pedagógico sempre foi um ponto fundamental das políticas públicas de educação realizadas em João Pessoa e este ano não será diferente. Acreditamos que o processo educacional é dinâmico e, portanto, as concepções pedagógicas são variáveis, o que demanda sempre uma atualização sócio-pedagógica contínua dos profissionais", enfatizou a secretária da Educação, Ariane Sá.

Dentre os assuntos em questão estão as Diretrizes Curriculares de 2011, que visam atualizar o profissional para o exercício da função docente. A previsão é que mais de 70 mil alunos retornem às suas atividades a partir desta quinta-feira. O ano escolar terá 203 dias letivos divididos em quatro períodos bimestrais, conforme disposições constantes no calendário escolar.

Seminário da EJA

Cerca de 600 professores vão participar do seminário de abertura do ano letivo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que acontecerá nesta quinta (3) e sexta-feira (4) no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano Cabo Brancos, das 17h30 às 21h. O evento está sendo promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria da Educação (Sedec).

O objetivo é apresentar as diretrizes para 2011 na rede municipal de ensino, bem como instrumentos e orientações para alcançar um melhor desempenho nas práticas educativas e pedagógicas desenvolvidas nessa modalidade de ensino.

O primeiro dia será voltado para os professores do primeiro segmento da EJA – que corresponde aos ciclos de alfabetização e ciclos I e II. Na abertura, o secretário adjunto da Sedec, Afonso Scocuglia, irá proferir uma palestra sobre “Aprendizagem, conhecimento e construção curricular em Paulo Freire”. Já no segundo dia, com a mesma programação, participarão professores do segundo segmento – que corresponde aos ciclos III e IV.

A coordenadora Cidilene Andrade destacou a importância do evento para as escolas. “Este seminário será importante por ser um momento de diálogo com os professores na perspectiva de um melhor desenvolvimento das nossas ações pedagógicas nesta modalidade de ensino que requer um planejamento direcionado para a busca de possíveis soluções das problemáticas que envolvem a Educação de Jovens e Adultos”, disse.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.