Vida Urbana

Confira o que abre e o que fecha na Paraíba durante o São João

Os serviços considerados essenciais, como os atendimentos de urgência e emergência na rede municipal de saúde vão funcionar normalmente.




Prefeitura de JP altera expediente nesta terça e quarta, mas mantém serviços essenciais e de urgência. Foto: Dayse Euzébio/Secom-JP

Nesta terça (23) e quarta-feira (24), véspera e dia de São João, alguns setores deverão ter mudanças nos horários de funcionamento em toda a Paraíba. Em Campina Grande, o feriado foi antecipado e aconteceu no início do mês de junho, mas na maioria das cidades paraibanas, como na capital João Pessoa, a data marcará alteração facultativa em diversos setores. Veja abaixo que muda.

 

Em João Pessoa

 

Repartições Públicas

A Prefeitura de João Pessoa decretou ponto facultativo nesta terça-feira (23), por causa do feriado de São João, comemorado na quarta-feira (24). Os serviços considerados essenciais, como os atendimentos de urgência e emergência na rede municipal de saúde vão funcionar normalmente. Na Capital, o feriado de São João foi instituído através da Lei 8.805, de 23 de maior de 1999, porém a prática é ainda mais antiga, por causa da tradição do festejo no Nordeste.

O ponto facultativo inclui o recolhimento dos veículos oficiais da Prefeitura às secretarias de origem ou ao Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, no término do expediente desta segunda-feira (22). A liberação acontecerá no retorno do expediente normal na quinta-feira (25), a partir das 7h.

O Governo do Estado informou que os expedientes nas repartições públicas estaduais da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo, nos dias 23 e 24 de junho será facultativo, devendo ser preservado o funcionamento dos serviços essenciais.

Serviços essenciais

Durante esta terça (23) e quarta-feira (24), os serviços essenciais prestados por algumas secretarias e órgãos municipais como Defesa Civil, Guarda Municipal, Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) não sofrerão alterações.

O mesmo acontece com o Samu, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), localizadas nos bairros de Manaíra, Bancários, Valentina Figueiredo e Cruz das Armas; Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na Torre; Complexo Hospitalar de Mangabeira (Trauminha), Hospital Municipal do Valentina, Instituto Cândida Vargas e Hospital Santa Isabel. Este último apenas por meio de regulação, já que é a unidade de referência para o tratamento da Covid-19.

Já as unidades de saúde da família (USF) estarão fechadas na terça e quarta, retornando com o atendimento aos usuários somente na quinta-feira (25).

Justiça

Não haverá expediente remoto no Tribunal de Justiça da Paraíba e nas comarcas de 1ª, 2ª e 3ª Entrâncias, dos dias 22, 23 e 24. O Judiciário deverá funcionar em regime de plantão. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) terá ponto facultativo no dia 23, véspera de São João, e ficará fechado no dia 24

Transporte

A Companhia de Trens Urbanos (CBTU) informou que deve paralisar as atividades na quarta-feira (24), e retornar as operações na quinta (25). Os serviços de transporte público por ônibus coletivo estão suspensos devido a pandemia de Covid-19.

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Sindicato dos Bancários da Paraíba informaram que as agências devem funcionar normalmente até a terça-feira (23), e fechar na quarta (24), feriado de São João.

Shoppings

Os serviços de drive thru e delivery dos shoppings Manaíra e Mangabeira continuarão funcionando normalmente, mas as agências bancárias instaladas nos locais ficarão fechadas. Na terça (23), os serviços essenciais do Mag Shopping continuarão funcionando, e serão suspensos na quarta (24), com exceção dos serviços de delivery dos restaurantes, que seguem normalmente durante todo o feriado.

 

Em Campina Grande

 

O feriado em comemoração ao São João foi antecipado para o último dia e aconteceu no último dia 2 de junho. Sendo assim, não haverá ponto facultativo nos órgãos públicos, como na prefeitura da cidade, e as atividades permitidas ao funcionamento, como setores específicos do comércio, devem acontecer normalmente.

No Partage Shopping, os estabelecimentos essenciais que estão abertos, ou seja, a Lotérica, a Loja Americanas, a Redepharma e o Hiper BomPreço, irão funcionar, das 9h às 20h. Outros estabelecimentos não essenciais, que estão funcionando via ‘drive thru’, também abrirão.

De acordo com o Sindicato dos Bancários de Campina Grande, as agências bancárias seguirão em funcionamento pleno na quarta-feira (24), já que o feriado foi antecipado para o início do mês.

Os ônibus coletivos devem continuar circulando pela cidade durante o feriado, com 32% da frota total.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.