Vida Urbana

Prefeitura de João Pessoa define novos grupos de profissionais da Saúde para vacinação contra Covid-19

Nova etapa de imunização dos trabalhadores começa nesta quarta-feira.




Foto: divulgação/SES

A Prefeitura Municipal de João Pessoa divulgou nesta quarta-feira (27) os próximos grupos que vão ser focos da vacinação contra a Covid-19. Continuam sendo vacinados profissionais, mas com uma abrangência para aqueles que não atuam na linha de frente de combate à pandemia.

Nesta quarta-feira (27), estarão incluídos trabalhadores mais expostos e vulneráveis a contaminação do Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen/PB), Vigilância Epidemiológica Municipal (VIEP) e Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD). Nos dias 28 e 29 de janeiro e 1º e 2 de fevereiro, a vacinação irá se estender a toda a rede hospitalar e trabalhadores da Atenção Básica com agendamento e calendário já definidos.

“Com base na quantidade de imunobiológicos que recebemos, traçamos estratégias de garantir a segurança de quem segue na linha de frente do cuidado, principalmente pela perspectiva do cuidado e para manutenção dos serviços de saúde e capacidade de atendimento à população, que necessitam da assistência contínua desses profissionais”, esclareceu Fernando Virgolino, enfermeiro e chefe da Seção de Imunização da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

A imunização seguirá aos trabalhadores da Atenção Básica, beneficiando todos os trabalhadores das Unidades de Saúde da Família (USF), referências para assistência e coletas de exames, seguindo rigorosamente todos os critérios técnicos e operacionais definidos pelo Programa Nacional de Imunização. “Com a perspectiva de envio de novas remessas de doses, o público-alvo será ampliado gradativamente, mas nesse momento, é importante que a população compreenda que os trabalhadores de saúde, devido a exposição, estão altamente suscetíveis à infecção pelo vírus, diariamente, ofertando, portanto, um serviço essencial a toda sociedade”, completou.

>>Agendamento de idosos acamados para vacinação contra Covid-19 tem início em João Pessoa

No primeiro lote, a SMS recebeu do Ministério da Saúde 15.191 doses da vacina CoronaVac Sinovac/Butantan). Na segunda remessa, o município recebeu 11.850 doses do Oxford/AstraZeneca, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A previsão do Ministério da Saúde é a vacinação de 208.645 pessoas na Capital da Paraíba. A meta é vacinar 90% de quem integra o grupo prioritário elegível para a vacinação.

Uso de máscara

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que, mesmo após tomar a vacina, a população deve manter a utilização das máscaras como forma de proteção. “É importante que as pessoas compreendam que, depois de tomar a vacina, é preciso voltar para casa, manter o isolamento social, aguardar a segunda dose e depois esperar pelo menos 15 dias para que a vacina atinja o nível de eficácia esperado. A segurança em saúde pública, só será completa quando uma grande maioria da população for imunizada, para que a rotina volte a normalidade desejada”, explicou Fernando Virgolino.

De forma geral, a vacina vem para somar reforços contra a infecção e os protocolos a exemplo da utilização da máscara, distanciamento social e higienização das mãos não podem ser abandonados. Essas barreiras sanitárias seguirão sendo importantes, porque a vacina não impede a circulação do Sars-CoV-2, já que, mesmo protegida dos sintomas, uma pessoa imunizada ainda pode transmitir a infecção.

 

Cronograma:

Quarta-feira (27.01)

– Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen/PB);

– Vigilância Epidemiológica Municipal (VIEP);

– Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD);

Quinta e sexta-feira (28 e 29.01)

– Instituto Cândida Vargas;

– Complexo Hospitalar de Mangabeira Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma);

– Hospital de Guarnição de João Pessoa;

– Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena;

– Hospital São Vicente de Paula;

– Hospital Infantil Arlinda Marques ;

– Hospital Napoleão Laureano;

– Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho;

– Vacinação Atenção Básica Referências SR/ coleta RTPCR

Segunda e terça-feira (1º e 2 de fevereiro)

– Hospital João Paulo II;

– Hospital Infantil Amip;

– Hospital Dom Rodrigo;

– CLIM Hospital Geral;

– Hospital Universitário Nova Esperança (HUNE)

– Hospital Padre Zé;

– Vacinação Atenção Básica Referências SR


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.