Vida Urbana

Prazo para isenção no IFPB acaba no dia 21

Para ter direito a isenção da taxa de inscrição do IFPB, candidato deve atender requisitos; data também é limite para inscrição no sistema de cotas.



Arquivo
Arquivo
50% das vagas do Ensino Médio Integrado ao Técnico é oferecida para alunios da rede pública de ensino

Os candidatos têm até o dia 21 deste mês para solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição do Processo Seletivo de Cursos Técnicos 2013 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Para ter direito ao benefício, o interessado precisa atender a alguns requisitos, como o de ter estudado na rede pública ou ter sido bolsista em colégio particular ou ainda ser atendido pelo Programa Bolsa Família, do governo federal. A instituição está oferecendo 3.174 vagas em cursos técnicos para os concluintes do ensino fundamental ou do médio.

A relação dos alunos que tiveram o pedido de isenção aceito será divulgada no dia 5 de outubro. Quem discordar dos resultados terá até o dia 8 deste mesmo mês para ingressar com recursos. A lista final será revelada no dia 15 de outubro e as inscrições já com as isenções concedidas poderão ser feitas durante os próximos quatro dias consecutivos.

Também terminará no próximo dia 21 o prazo para que os estudantes façam a inscrição na cota de 50% das vagas do Ensino Médio Integrado ao Técnico, oferta reservada exclusivamente para concluintes do ensino fundamental na rede pública.

Para isso, é preciso que o candidato apresente a documentação necessária. A inscrição é online, mas para o benefício só pode ser solicitado através de requerimento que deve ser preenchido nos campi do IFPB em Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel ou Sousa.

Através da assessoria de imprensa, o IFPB informou que há outra cota nos cursos a distância, no Ensino Subsequente, destinado para quem já concluiu o ensino médio. A instituição firmou convênio com a Secretaria de Educação do Estado e vai reservar 70% das vagas para alunos oriundos da rede estadual de ensino da Paraíba.

O curso será oferecido em parceria com a Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil). Nos cursos que serão ofertados no município de Sousa, localizado a 429 quilômetros de João Pessoa, serão destinadas 20% das vagas para quem vive em assentamento da reforma agrária.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba ainda vai reservar 5% das vagas para candidatos com deficiência, mas estas pessoas poderão indicar essa condição física durante todo o processo de inscrição, que se encerra em 19 de outubro. Uma palestra nos campi do IFPB será realizada para esses candidatos no dia 19 de setembro.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.