Vida Urbana

Pousadas alugadas para pessoas em situação de rua em João Pessoa têm 82% de ocupação

A prefeitura alugou locais para abrigar e isolar as pessoas durante a pandemia.




Foto: Leonardo Silva

Atualmente 82 pessoas em situação de rua estão instaladas nas pousadas alugadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para funcionar como abrigo e isolamento social em decorrência da pandemia. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o número corresponde quase a capacidade dos locais contratados pela gestão municipal.

Ao todo a prefeitura contratou duas pousadas, com capacidade de 50 pessoas, cada. Segundo a Sedes, todas estão realizando o isolamento social de forma voluntária, recebendo apoio social, com psicólogo e assistente social, além da segurança alimentar, com a disponibilização das refeições gratuitamente.

Em abril, a Prefeitura de João Pessoa também inaugurou um novo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), em Jaguaribe, funcionando 24 horas, que realizou 200 atendimentos para isolamento social e após quarentena foram encaminhados para as pousadas ou para as casas de acolhimento.

“Aumentamos em mais de 100% a nossa capacidade de acolhimento e atendimento da população em situação de rua. Continuamos também com o apoio dado pelo Ruartes e Restaurante Popular com a distribuição de quentinhas no almoço e jantar, assim como a parceria com o Consultório de Rua, da Secretaria de Saúde, para testagem e identificação de pessoas com sintomas”, completou Vítor Cavalcante, secretário de Desenvolvimento Social.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.