Vida Urbana

PM não evita assaltos e shopping quer delegacia no fim de semana

Capitão Lábis da 4ª Companhia da Polícia Militar, disse que a polícia faz sua parte. "A população precisa cobrar às outras autoridades”, informou.



Reprodução TV
Reprodução TV
Capitão Lábis afirma que polícia não é falha

Da Redação

O bairro de Manaíra, área nobre de João Pessoa, foi mais uma vez alvo de ações ousadas dos bandidos. Neste fim de semana, os assaltantes abordaram vários clientes no portão do estacionamento do Manaíra Shopping. A polícia tirou o corpo fora e culpou outros órgãos públicos e o próprio shopping pela onda de assaltos.

O Paraíba1 foi saber das autoridades o que pode ser feito para melhorar a segurança do bairro e, de acordo com o capitão Licksomar Lábis, da 4ª Companhia da Polícia Militar, o policiamento na área não é falho. “A polícia sempre fez sua parte. A população precisa cobrar as outras autoridades”, esclareceu.

“O problema é que o shopping está ao lado de uma favela, a São José, e isso atrai os crimes”, disse. A polícia dispõe de uma viatura exclusiva para cobrir a área do São José e mais duas de apoio, além das rondas constantes da Rotam. “O problema é a miséria. A polícia prende, desarma, mas eles (os assaltantes) voltam. Ali é a escola do crime” explicou.

Sobre a implantação de um posto policial permanente na área, o capitão disse que a medida não solucionaria a ação dos bandidos. “O posto fica fixo e não coíbe os crimes”, concluiu.

Em fevereiro deste ano, o Paraíba1 trouxe denúncias de moradores da região. Na época, era comum que assaltantes portando armas pesadas fechassem ruas do bairro e fizessem arrastões contra motoristas. Um grupo acusado de aterrorizar o bairro foi preso durante operação policial.

Shopping cobra providências

Procurado pela reportagem, o departamento de marketing do Manaíra Shopping declarou que fez um acordo para que a delegacia existente na rua problemática passe a funcionar até o horário de fechamento do centro comercial e nos fins de semana.

Atualmente, a 12ª Delegacia Distrital funciona apenas até as 20h, não incluindo os sábados, domingos e feriados. Além do horário extendido, foi solicitada a presença de uma viatura da Polícia Militar de forma permanente no local. O posto da Polícia Civil fica em frente à cancela de estacionamento onde acontecem os assaltos.

"Não é a primeira vez que o shopping manifesta preocupação com a comunidade em geral. O problema não é a cancela do estacionamento, mas o fato de algumas ruas do bairro São José facilitarem a ação dos bandidos, por funcionarem como rota de fuga para assaltos. É nossa preocupação que toda a comunidade seja beneficiada com intervenções do shopping, como aconteceu com a praça no Retão de Manaíra e agora com o reforço na segurança da rua lateral", explicou Simone Assis.

Fim de semana violento

A 10ª Delegacia Distrital de Tambaú não divulgou a quantidade de assaltos ocorridos no domingo (12), mas declarou que foram vários. O Paraíba1 recebeu informações sobre dois casos, ambos registrados na Polícia Civil.

Uma mulher, cujo nome não foi divulgado, prestou queixa na 10ª DD informando que havia sido roubada por seis homens armados que cercaram seu veículo enquanto a cancela do estacionamento levantava. Ela ainda relatou que o segurança do shopping teve que se esconder porque os bandidos ameaçaram atirar.

No Twitter, o mestrando em Informática Herbert Ferreira declarou que os pais foram assaltados por volta das 13h, na mesma saída lateral do shopping. Ele informou que três homens armados levaram uma bolsa de sua mãe contendo documentos, celulares e relógios, entre outros pertences. O boletim de ocorrência foi registrado na delegacia de Tambaú. Veja abaixo o relato:

ABSURDO! É um absurdo o que acontece em Manaíra! Precisa acontecer uma desgraça para que tomem providências com relação a segurança! O pior de tudo é que não é a primeira que isso acontece! Todo dia escuto histórias de assaltos no mesmo local! E ninguém faz nada!

O jovem ainda declarou que na semana passada outros clientes do shopping teriam sofrido um arrastão quando tentavam entrar de carro no estacionamento.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.