Vida Urbana

Plano de contingência da Paraíba prevê abertura de mais 520 leitos SUS para tratamento da Covid-19

Caso seja efetivado, estado passará a contar com 1.336 leitos em atendimento pelo SUS.




Foto: Divulgação/Secom-JP

A Paraíba tem a previsão de abrir mais 520 leitos SUS de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivo para tratamentos de pacientes do novo coronavírus (Covid-19). Os leitos foram inseridos no plano de contingência do estado, publicado na edição do Diário Oficial do Estado deste sábado (30). Caso seja efetivado, o estado passará a contar com 1.336 leitos de UTI e enfermaria disponíveis em hospitais que atendem pelo SUS.

Conforme o documento publicado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), formada por gestores da Secretaria de Estado (SES) da Saúde e de secretarias municipais de saúde na Paraíba, estão previstas as ampliações de mais 127 leitos SUS de UTI e mais 393 leitos de enfermaria que operam pelo SUS.

De acordo com o documento, a CIB está “no aguardo da destinação de equipamentos por parte do Ministério da Saúde, a fim de viabilizar ampliação dos serviços, ativando os leitos que ainda estão em processo de implantação”. Esse aumento da capacidade de leitos ativos previsto no plano é um esforço conjunto entre SES, Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa e Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande.

Atualmente, a Paraíba dispõe de 816 leitos ativos. Até este domingo (31), segundo informações publicadas na plataforma de gestão de leitos SUS exclusivos Covid-19, 77% do total dos leitos de UTI e 51% dos leitos de enfermaria estavam ocupados na Paraíba.

 

 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.