Vida Urbana

Pinto do Acordeon comanda 2º dia do Maior São João do Mundo

Na programação do Palco Principal tem ainda Roninho do Acordeom, Jorge de Altinho e Felipe Lemos. Confira ainda os eventos paralelos no Parque do Povo.




A animação não dá trégua e os forrozeiros já se preparam para o segundo dia de arrasta pé no Quartel General do Forró. Nesse sábado (4), as atrações que irão comandar a festa d’O Maior São João do Mundo no palco principal do Parque do Povo, em Campina Grande, serão os cantores Pinto do Acordeom, Roninho do Acordeom, Jorge de Altinho e Felipe Lemos, de acordo com a coordenação da festa.

O artista Pinto do Acordeon é a atração principal de hoje. O interesse dele pela música surgiu quando ele ainda era criança, ficando conhecido por fazer parte das apresentações com a trupe de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”. Natural de Conceição, no Sertão da Paraíba, como compositor e cantor ele é um dos ícones da cultura nordestina. Uma das canções do artista que mais fazem sucesso é a “Neném Mulher”, que ficou consagrada na voz de Elba Ramalho e foi tema da telenovela Tieta.

Outra atração que vai animar os forrozeiros nesse sábado é Roninho do Acordeon. Ele é de Campina Grande e enveredou pelo mundo da música também na infância, tendo como uma de suas principais referências Luiz Gonzaga. Ele já tocou em algumas banda da região, mas atualmente segue carreira solo interpretando canções do autêntico forró pé de serra.  

Jorge de Altinho também é atração confirmada para essa noite. Pernambucano de Olinda, ele cresceu sob a influência de violeiros, aboiadores, coquistas, sanfoneiros, leitores de cordel, emboladores, além dos artesanatos de palha, couro e barro, do mestre Vitalino, que despertaram nele o interesse pela música regional. Entre as canções compostas por ele, “Chamego Proibido” é uma das que mais fazem mais sucesso. 

Já o cantor Felipe Lemos será o representante do forro estilizado da noite. Ele é de campina Grande e já participou de bandas como Forro do Muído, Forró da Xêta, Saia Justa, Tempero Completo, Afrodite e Fixação.

Ontem no palco principal do Parque do Povo se apresentaram os artistas Biliu de Campina, Flávio José, Jairo Madruga e a cantora Márcia Fellipe, além da banda Forró do Eskulaxo. A estimativa é que passem pelo Quartel General do Forró algo em torno de 3 milhões de forrozeiros ao longo de toda a programação, que reunirá artistas como Elba Ramalho, Wesley Safadão, Aviões do Forró, Ton Oliveira, Os 3 do Nordeste, Amazan, Lucy Alves e Os Gonzagas, além das apresentações religiosas com os shows dos padres Fábio de Melo e Reginaldo Manzotti. 

Eventos paralelos

Além das atrações do Palco Principal, a festa conta com uma programação diversificada, distribuída ao longo do Parque do Povo. O espaço agrega as Palhoças de Forró Zé Bezerra e Seu Vavá, localizadas após a Pirâmide do Parque do Povo. Há também o Palco Zé Lagoa, instalado na parte inferior e o local que também atrai um grande número de forrozeiros é a Pirâmide do Parque do Povo. Cada Palhoça de Forró tem capacidade para cerca de sessenta casais e o arrasta pé começará a partir das 16h, indo até 1h do dia seguinte. 

As pessoas que estiverem em Campina Grande durante o São João também podem aproveitar a oportunidade para visitar o Sítio São João, no bairro do Catolé, e a Vila do Artesão, localizada no bairro do São José. Há também os passeios da Locomotiva Forrozeira, que até o dia 9 de junho os 28 quilômetros de malha ferroviária que liga Campina Grande ao distrito de Galante estarão completamente reparados, garantindo a edição 2016 do passeio. Outra opção que é novidade desse ano é o ‘Forró Bus’, uma linha de ônibus temático que irá circular entre os principais pontos turísticos de Campina Grande, realizando viagens até o distrito de Galante. Mais informações através do telefone 3058-5022.

Abertura

O Maior São João do Mundo deixou o Parque do Povo lotado no primeiro dia do evento para a tradicional queima de fogos ao som de “Olha pro céu, meu amor”, na voz do cantor Jairo Madruga. O Prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, abriu oficialmente a 34ª edição do evento após as apresentações dos artistas Biliu de Campina e Flávio José.

O primeiro show do palco principal do Maior São João do Mundo foi do cantor Biliu de Campina, que com toda sua já conhecida irreverência e a animação de quem faz parte da história cultural da Rainha da Borborema, fez os muitos forrozeiros que já estavam presentes no Parque do Povo dançarem o autêntico forró paraibano, dando início ao arrasta-pé das próximas 31 noites de festa. 

 

Confira a programação desse sábado e domingo no Parque do Povo:

PALCO PRINCIPAL

Sábado 

Pinto do Acordeom

Roninho do Acordeom

Jorge de Altinho

Felipe Lemos

Domingo

Os 3 do Nordeste

Capilé

Gabriel Diniz

Brasas do Forró

PALHOÇAS

Sábado

Palco Zé Lagoa: Trio Trakinos do Forró, Erickson Couto, GG Bismarck e Tiaguinho Sales e Forró 10

Palhoça Zé Bezerra: Trio Forró Sereno, Josélio e Banda e Trio Forró Sereno

Palhoça Seu Vavá: Trio Araras do Forró, Trio Xote das Meninas e Trio Novo Horizonte

Pirâmide: Irapuã, Arroxa Nela, Pelo Molhado e Ficção

Domingo

Palco Zé Lagoa: Trio Os Anselmos, Abdias Danado de Bom e Trio Forró Filé

Palhoça Zé Bezerra: Trio São José, Banda Massilon Gonzaga e Trio Canarinhos do Forró

Palhoça Seu Vavá: Trio Novo Horizonte, Trio Xote das Meninas e Trio Campinense

Pirâmide: Lopes do Forró, Forró Di Pai e Jilvan Monteiro

 

 

 

 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.