Vida Urbana

Penitenciária de João Pessoa vai inaugurar fábrica de sandálias

Objetivo é de que atividades ajudem na ressocialização dos apenados




Foto: Walter Paparazzo

Na próxima quinta-feira (31) será inaugurada uma fábrica de sandálias na Penitenciária de regime fechado Desembargador Sílvio Porto, no Bairro de Mangabeira, em João Pessoa. A iniciativa foi viabilizada por meio de um convênio assinado pelo Conselho da Comunidade com o Instituto Viva Cidadania (IVC). No primeiro momento, três apenados serão os responsáveis pela produção de média escala que terá venda comercial, inclusive com a possibilidade do Governo do Estado ser um dos compradores dessa produção.

Ainda fazem parte da ação, como parceiros, a Secretaria de Administração Penitenciária e a Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil. Segundo o juiz titular da Vara de Execução Penal (VEP) de João Pessoa, Carlos Neves da Franca Neto, o Instituto Viva Cidadania disponibilizou os equipamentos específicos e os insumos que vão garantir o fornecimento das sandálias. “Além dos três presos, diretamente beneficiados com o projeto, também foi capacitada uma equipe de suplentes, para que a produção não seja interrompida, diante de uma possível substituição de apenados”, informou o magistrado.

Os recursos que forem arrecadados com a venda dos produtos serão para manutenção da própria fábrica. “É importante destacar que os apenados do regime fechado terão direito à remição da pena e o trabalho servirá, também, como uma terapia ocupacional e de valorização do trabalho”, acrescentou o juiz.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.