Vida Urbana

Paraibanos desenvolvem aplicativo para compartilhamento de doações durante crise da Covid-19

‘Logom’ incentiva doações de materiais de higiene e mantimentos a pessoas necessitadas neste período de isolamento social.




Imagem: Reprodução PlayStore

Paraibanos desenvolveram uma plataforma de compartilhamento de doações de produtos, ideal para este período de isolamento social, preventivo à pandemia do novo coronavírus. O aplicativo ‘Logom’, que significa “nem muito pouco, nem em excesso, apenas o suficiente”, em sueco, permite que internautas compartilhem uns com os outros as doações que têm feito a quem mais necessita durante a quarentena.

De acordo com a Christian Fujiy, co-fundador da empresa responsável por desenvolver o Logom, a ideia do aplicativo é facilitar a comunicação entre as pessoas que estão ajudando a população de alguma forma, como através de doações de materiais de higiene, por exemplo, com as pessoas que estão precisando dessa ajuda.

“Ao ir ao supermercado, por exemplo, e fazer as compras para quem está no grupo de risco, compartilhar sabão em pó, alimentos, produtos de higiene que estão sobrando em casa. Queremos incentivar as pessoas a só ficarem com o suficiente e isso é, sem dúvida, um gesto de cuidado e carinho com o outro”, afirma Christian.

Os usuários podem doar o que quiserem e ajudam a criar uma rede de boas práticas em prol da população mais necessitada. Mesmo em casa, respeitando as regras do isolamento, as pessoas podem compartilhar com as outras, além dos materiais necessários, gestos de cuidado.

O aplicativo foi criado na Paraíba, mas abrange todo o Brasil e quem sabe, como esperam os criadores, pode até ultrapassar as fronteiras. “Por ser uma iniciativa para facilitar a comunicação entre as pessoas e incentivar cada vez mais atitudes humanas, nossa expectativa é atingir o maior número de usuários possível e fazer girar uma cadeia de boas práticas em prol da população”,comenta o empreendedor.

Os interessados em participar da partilha de doações podem baixar o aplicativo de maneira gratuita, através da loja de aplicativos Play Store, disponível para dispositivos Android. Ao baixar o Logom, o usuário deve realizar um cadastro e listar brevemente materiais que podem ser doados. Os produtos disponíveis à doação estarão em uma tela principal, e para ter acesso ao material, basta clicar no item e ir contatar diretamente o doador.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.