Vida Urbana

Paraíba tem redução de 22,1% nos casos de homicídios em nove meses

Segundo a Secretaria de Segurança, número de mortes de mulheres e crimes contra bancos também reduziram




Dados foram apresentados em reunião do governo do estado (Foto: Francisco França/Secom)

Entre janeiro e setembro de 2019, a Paraíba apresentou uma queda de 22,1% nos registros de homicídios em comparação com o mesmo período do ano passado. Os números foram apresentados pela Secretaria de Segurança e Defesa Social (Sesds) em reunião com o governador João Azevêdo (PSB) na terça-feira (22).

De janeiro a setembro deste ano, foram 707 casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), enquanto que nos três trimestres de 2018 foram registradas 908 ocorrências de assassinatos. Com esse resultado, a taxa de homicídios por 100 mil habitantes no Estado caiu 43% desde 2010, saindo de 41,5 para 23,3.

Segundo o núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Sesds, os homicídios de mulheres também acompanham a redução geral. Em nove meses, houve queda de 18% nos assassinatos com vítimas do sexo feminino, totalizando 53 casos. Em relação aos feminicídios, a diminuição é de 7%, com 27 ocorrências de janeiro a setembro.

Também foi registrada uma redução de 57% nas ocorrências de crimes contra instituições bancárias, sendo contabilizados 26 casos no período, sendo oito arrombamentos, três roubos e 15 explosões, enquanto nos três trimestres de 2018 aconteceram 61 ocorrências. Nas explosões, a queda nos registros foi ainda maior, de 69%.

“Nessa reunião, tivemos a oportunidade de explanar os índices de janeiro a setembro, com uma redução de 22%  no número de homicídios, e vários indicadores positivos, como a redução de 57% na apreensão de armas de fogo. Além disso, a premiação que vem de um órgão externo ao Estado coroa todo um trabalho que vem sendo fortalecido esse ano de uma maneira muito forte. Nós somos o único Estado a ter uma premiação como a conquistada na semana passada e isso nos enche de orgulho e energia”, enfatizou o secretário de Segurança e Defesa Social, Jean Francisco Nunes.

A premiação citada por Nunes é o Prêmio de Excelência em Competitividade 2019, que analisa as boas práticas de gestão pública, entre elas a segurança, e colocou a Paraíba nas primeiras colocações.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.