Vida Urbana

Paraíba tem mais de 17 mil crianças fora da escola

Índice de 2,9% deixa a Paraíba em quarto lugar, no Ranking nacional de crianças com idade entre 7 e 14 anos fora da escola.




O Censo ainda apontou que a Paraíba possui 17,2 mil crianças, com idades de 7 a 14 anos, fora da escola. O índice foi de 2,9%.

O Estado ficou na quarta posição no ranking nacional, atrás apenas de Acre, Roraima e Amazonas, que apresentaram 8% de alunos sem estudar.

De acordo com a Lei nº 11.274, que estabelece regras para a educação nacional, estudantes devem ingressar no ensino fundamental aos seis anos de idade e concluí-lo aos 14 anos.

O Censo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ainda constatou que 18,1% dos estudantes paraibanos com idades de 15 a 17 anos também deixaram de frequentar a escola. Dos 215,2 mil pessoas nessa faixa etária, 38.916 estão fora da sala de aula.

O secretário de Estado da Educação, Harrison Targino, afirmou que os dados do Censo comprovam a dimensão do desafio que o Estado está enfrentando e apontam para a necessidade de uma ação articulada de governo e sociedade civil. Nesse sentido, a gestão aumentou a implantação do Mais Educação (escola em tempo integral), que passou a funcionar em 473 escolas em 2012, enquanto em 2010 o número era de 105 unidades de ensino beneficiadas.

"Outra ação importante é a implantação do Pacto pelo Desenvolvimento Social com a contrapartida solidária dos municípios. Com o Pacto, o governo já repassou aos municípios R$ 28 milhões, para serem investidos na Educação, com a construção de 35 escolas municipais, a ampliação de outras 88 e a reforma de mais 72 unidades escolares nos 180 municípios que tiveram seus projetos aprovados”, completou o secretário.

A reportagem tentou contato com a Secretaria de Educação de João Pessoa, no entanto não obteve sucesso. Ao procurar a Secretaria de Comunicação, foi informada que o diálogo com a secretária de Educação não seria possível no momento, pois ela estava em uma solenidade.
 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.