Vida Urbana

Paraíba tem 220 mil desempregados no primeiro trimestre de 2017, aponta IBGE

Número representa 13,2% da força de trabalho paraibana, que conta com 1,6 milhão de pessoas.



Marcello Casal Jr./ Agência Brasil/ Arquivo
Marcello Casal Jr./ Agência Brasil/ Arquivo
255 mil não têm carteira assinada, ainda conforme dados da pesquisa do IBGE

A Paraíba tem mais de 220 mil desempregados, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quarta-feira (31). O número representa pouco mais de 15% do total de pessoas que estão empregadas, que são mais de 1,4 milhão.

O número representa ainda cerca de 13,2% da força de trabalho paraibana, que conta com 1,6 milhão de pessoas, segundo o órgão. A taxa é semelhante à média nacional.

O dado de desempregados é referente ao período entre os meses de janeiro a março deste ano e é 28% superior ao registrado no mesmo período do ano passado e 10% superior aos três últimos meses do ano.

Além disso, o IBGE identificou 1,5 milhão de pessoas classificadas como ‘“fora da força de trabalho” no estado, que são “as pessoas que não estavam ocupadas nem desocupadas nessa semana”. Esse número também cresceu em relação ao registro dos primeiro trimestre de 2016: agora é 6,3% maior.

A mesma pesquisa indica que 336 mil paraibanos estão empregados com carteira assinada na iniciativa privada e outros 255 mil não têm carteira assinada. Os números não incluem os empregados domésticos, que somam 104 mil em todo o estado. Já os empregados no setor público somam 268 mil pessoas nos diversos níveis da gestão, setor mais emprega na Paraíba.

 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.