Vida Urbana

Paraíba registra terceiro caso confirmado de coronavírus, diz Secretaria de Saúde

Mulher, de 31 anos, reside em João Pessoa e apresentou sintomas ao voltar de São Paulo.




A Paraíba passou a contabilizar nesta terça-feira (24) três casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19). Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a paciente é um mulher de 31 anos, residente em João Pessoa com histórico de viagem para São Paulo.

Conforme o boletim, a mulher chegou em João Pessoa no último dia 14 de março. Ao apresentar os sintomas, entrou em contato com a SES pelo Plantão de Dúvidas, sendo realizada a coleta. A paciente segue em isolamento domiciliar, sendo monitorada pela vigilância municipal.

O secretário de Saúde, Geraldo Medeiros disse que a paciente evolui bem à doença. “Ela está bem clinicamente, pertence àquele grupo de 80% que evoluem com sintomas de uma síndrome gripal, leve, que regride espontaneamente”, disse.

O exame deste novo caso confirmado foi um dos 22 já realizado pelo laboratório central da Paraíba, no Lacen. “Iniciamos ontem e já tivemos 22 exames realizados, sendo 21 descarto e este confirmado. Hoje estamos realizando 40 exames. Isso permitirá uma celeridade na divulgação dos resultados”, informou.

 

Outros casos

 

Além do novo casos, a SES  confirmou a contaminação nesta segunda-feira, um homem de 60 anos, de Igaracy, no Sertão paraibano. Eles se somam ao primeiro caso de Covid-19 na Paraíba, confirmado pela SES no último dia 18 de março. Trata-se de um homem de 60 anos, residente no município de João Pessoa, com histórico de viagem para Europa, retornando ao Brasil no dia 29 de fevereiro. O paciente foi atendido pela rede privada, esteve em isolamento domiciliar e já está fora do período de contaminação da doença, segundo a SES.

De acordo com o boletim da SES desta terça-feira, o número de casos descartados continua em 61. A mesma quantidade que havia sido registrada no boletim da noite de segunda (23).

Novos leitos

 

O Governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa anunciaram novas medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus na noite deste sábado (21). Entre as medidas anunciadas no sábado pelo governador João Azevêdo (Cidadania), estão os 300 novos leitos de UTI, incluindo respiradores artificiais, equipamento essencial no tratamento de pacientes graves da Covid-19.

O investimento apenas em leitos será de R$ 30 milhões e vai reforçar a rede hospitalar, que já reservou 270 leitos de enfermaria e 90 leitos de UTIs, anunciados no Plano de Contingenciamento.

Já o prefeito Luciano Cartaxo anunciou que o Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba (HTOP), em Tambiá, e o Hospital 13 de Maio, no Jardim 13 de Maio, serão reestruturados pela Prefeitura de João Pessoa, tornando-se aptos para receber pacientes em casos de necessidade.

 

 

 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.